Washington Reis assume como prefeito em Caxias? A última que pode mudar tudo

Candidato à reeleição em Duque de Caxias, Washington Reis levou nas urnas no primeiro turno.

PUBLICIDADE

Washington Reis é o atual prefeito de Duque de Caxias e foi candidato nestas eleições pela cidade fluminense. Ele venceu a corrida eleitoral com vantagem tamanha que o garantiria por um novo mandato de mais 4 anos. Entretanto, com a candidatura sub judice, o cenário para os moradores de Caxias ficou um tanto obscuro.

PUBLICIDADE

Com pedido de vista no processo, Washington Reis ganha mais tempo

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski decidiu por suspender o julgamento que iria definir a competência de ação penal contra o atual prefeito. A decisão foi tomada na última terça, dois dias após Washington Reis definir o pleito nas urnas.

Ação contra prefeito Washington Reis tem controvérsias

Foi destacado que a ação por crime ambiental, pela qual o prefeito de Duque de Caxias responde, possui algumas controvérsias, dentre as quais:

  • Não ficou definido quem seria o responsável pelo julgamento dos recursos nesta ação, se seria a 2ª turma que decidiu pela sua condenação ou o pleno do STF, já que na ocasião do ocorrido, Reis era deputado;
  • A mais polêmica de todas é a suspensão dos efeitos da condenação, haja vista sua reeleição no pleito municipal deste ano.

Condenação de Washington Reis, prefeito eleito em Duque de Caxias

A condenação de Washington Reis se deu em 2016, quando ele era então deputado federal. Reis renunciou ao seu mandato para assumir o cargo de prefeito, que ocupa até hoje. A sentença proferida contra o prefeito previa reclusão de 7 anos, 2 meses e 15 dias, além de multa. 

Nos bastidores há quem acredite que a eleição de Washington Reis possa ser suspensa e que Duque de Caxias tenha uma nova eleição, mas até o momento, isto é incerto.

PUBLICIDADE