Emocionante: pesquisadores fazem descoberta sem precedentes sobre telepatia entre cérebros de mãe e bebê

Quando a mãe está feliz, o cérebro do bebê é sincronizado ao seu, como se fosse um único sistema.

Pesquisadores descobriram a ocorrência de uma espécie de telepatia entre mãe e filho. Quando interage com o bebê, a depender do estado emocional da mulher, as ondas cerebrais se alinham em uma espécie de “megarrede”. As informações constam na revista científica Neurolmage.

Para esta descoberta, os pesquisadores utilizaram um método denominado eletroencefalograma duplo. A partir desta ferramenta, tornou-se possível observar os sinais cerebrais emitidos pela mãe e bebê enquanto interagem.

O resultado conclusivo desta pesquisa científica enumera que as mães e os bebês tendem a sincronizar suas ondas cerebrais. Na literatura médica, o efeito é conhecido como conectividade neural interpessoal, e acontece na frequência entre 6 a 9 hertz, que é a faixa infantil.

De acordo com os pesquisadores, mãe e bebê tendem a passar muito tempo juntos, compartilhando emoções positivas. Em determinado momento, quando trocam olhares, por exemplo, os dois cérebros isolados começam a emitir ondas idênticas, como se fossem um único sistema conectado.

Dra. Vicky Leong, do Departamento de Psicologia da Universidade de Cambridge, que liderou as pesquisas, apresenta uma tese científica para esta ocorrência. Nesta fase da vida, os bebês estão aptos a transformar a maneira como pensam a todo instante. Isso porque a faixa etária requer novos aprendizados sobre o mundo e, para tanto, os bebês se mostram receptivos a tudo o que é ensinado pela mãe.

No outro lado da esfera sentimental, bebês de mães em estado depressivo tendem a apresentar menor índice de aprendizado. Pelo fato das mulheres experimentarem um estado mental constantemente baixo ou negativo por conta da depressão clínica, a interação com o bebê se torna menor.