in

Emocionante: pesquisadores fazem descoberta sem precedentes sobre telepatia entre cérebros de mãe e bebê

Quando a mãe está feliz, o cérebro do bebê é sincronizado ao seu, como se fosse um único sistema.

Universidade de Cambridge/Divulgação

Pesquisadores descobriram a ocorrência de uma espécie de telepatia entre mãe e filho. Quando interage com o bebê, a depender do estado emocional da mulher, as ondas cerebrais se alinham em uma espécie de “megarrede”. As informações constam na revista científica Neurolmage.

Para esta descoberta, os pesquisadores utilizaram um método denominado eletroencefalograma duplo. A partir desta ferramenta, tornou-se possível observar os sinais cerebrais emitidos pela mãe e bebê enquanto interagem.

O resultado conclusivo desta pesquisa científica enumera que as mães e os bebês tendem a sincronizar suas ondas cerebrais. Na literatura médica, o efeito é conhecido como conectividade neural interpessoal, e acontece na frequência entre 6 a 9 hertz, que é a faixa infantil.

De acordo com os pesquisadores, mãe e bebê tendem a passar muito tempo juntos, compartilhando emoções positivas. Em determinado momento, quando trocam olhares, por exemplo, os dois cérebros isolados começam a emitir ondas idênticas, como se fossem um único sistema conectado.

Dra. Vicky Leong, do Departamento de Psicologia da Universidade de Cambridge, que liderou as pesquisas, apresenta uma tese científica para esta ocorrência. Nesta fase da vida, os bebês estão aptos a transformar a maneira como pensam a todo instante. Isso porque a faixa etária requer novos aprendizados sobre o mundo e, para tanto, os bebês se mostram receptivos a tudo o que é ensinado pela mãe.

No outro lado da esfera sentimental, bebês de mães em estado depressivo tendem a apresentar menor índice de aprendizado. Pelo fato das mulheres experimentarem um estado mental constantemente baixo ou negativo por conta da depressão clínica, a interação com o bebê se torna menor.

Henrique

Escrito por Henrique

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com