Covid-19: 3 fatores-chave que aumentam risco de mortalidade

De acordo com uma investigação, existem três características que estão agravando os riscos da Covid-19.

PUBLICIDADE

A pandemia de coronavírus mostrou que a doença se propaga muito rápido e que a taxa de mortalidade é elevada. Porém, por falta de conhecimento, aconteceram algumas falhas, que poderiam ter custado mais vidas. Com o passar do tempo, ainda assim, os investigadores vão sabendo cada vez mais. Agora, de acordo com uma investigação da China e dos Estados Unidos, seriam três os fatores-chave que podem aumentar o risco de mortalidade por Covid-19.

PUBLICIDADE

Em uma publicação no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, foi divulgado os três fatores que mais contribuem para o aumento da mortalidade por Covid-19. Então uma equipe de investigadores de oito instituições da China e dos Estados Unidos estudaram profundamente os dados de 85 pacientes que morreram de Covid-19. Em comum, esses 85 falecidos sofreram uma múltipla falência de seus órgãos, após receberem o tratamento Após analisarem todos os dados, os investigadores concluíram que esses três fatores podem ter tido um papel chave na mortalidade.

1. Gênero

Desses 85 pacientes analisados, 72.9% eram homens. Ou seja, o vírus continua se mostrando mais perigoso para o gênero masculino do que para o feminino. A explicação poderia ter relação com o estilo de vida, porque os homens com idades mais avançadas fumaram mais ou mesmo por seus hábitos, como o lavar as mãos com sabão, que seria mais comum às mulheres.

2. Idade

Não tem idade para ser mais infetado, mas a verdade é que são os idosos quem mais morrem com Covid-19. Pessoas com mais de 60 anos têm mais risco de morrer, porque o envelhecimento provoca um maior enfraquecimento do sistema imunológico, o que dificulta muito na recuperação da doença. Pessoas com um sistema mais fragilizado têm uma maior dificuldade para recuperar, se infetado com o vírus.

3. Doenças pré-existentes

Nesse mesmo grupo de 85 pacientes, a maior parte tinha outras doenças. As que elevam o risco de mortalidade com Covid-19 são doenças do coração, hipertensão e diabete. Porém, asma, câncer, fibrose cística, doença pulmonar crônica obstrutiva (DPCO) e AIDS também elevam os riscos.

PUBLICIDADE