Terremoto de magnitude 7.0 atinge Turquia, deixa 4 mortos e mais de cem feridos; vídeos

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram destruição em grandes proporções.

PUBLICIDADE

Um terremoto com magnitude 7.0 atingiu o mar Egeu na manhã desta sexta-feira (30), e provocou fortes abalos no sentido da Turquia e Grécia. Segundo a Presidência de Gestão de Emergências e Desastres da Turquia (AFAD), ao menos quatro pessoas morreram e 120 ficaram feridas, diante da catástrofe natural. 

PUBLICIDADE

De acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos, a profundidade do terremoto foi de 10 quilômetros e o epicentro ocorreu a cerca de 33,5 quilômetros da costa. O principal tremor foi registrado por volta das 8h50 desta sexta (30). 

Depois do forte terremoto, foram registrados mais 33 tremores secundários, com quase 50% deles ultrapassando a casa de 4.0 de magnitude, segundo a AFAD.

Prédios desabaram

Em seu perfil nas redes sociais, o ministro do Interior da Turquia, disse que ao menos seis prédios desabaram em dois distritos de Esmirna. 

PUBLICIDADE

Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver um desses prédios desabando. Próxima à região costeira, a cidade de Izmir foi uma das mais afetadas pelo terremoto. O forte tremor acabou resultando um “mini tsunami” e várias ruas ficaram alagadas. Há registros de que um dos óbitos se deu por afogamento. 

https://twitter.com/suelalei/status/1322176750940495873?s=20

Força-tarefa

De acordo com o governo turco, mais de 50 veículos foram deslocados para a prestar socorro às vítimas. Cerca de 180 funcionários e 112 equipes de emergências estão trabalhando na região. 

Nenhum registro

Principal cidade da Turquia, Istambul sentiu tremores em decorrência do terremoto. No entanto, nenhum relato de danos significativos foi registrado.