Urgente: terremoto no Mar Egeu atinge Turquia e Grécia; prédios desabaram e ruas viraram rios

Terremoto de grandes proporções no Mar Egeu foi registrado nesta sexta-feira (30).

PUBLICIDADE

Um terremoto de fortes proporções atingiu o Mar Egeu nesta sexta-feira (30) e trouxe impactos na Turquia e Grécia. De acordo com informações iniciais da agência turca responsável pelo atendimento, ao menos quatro pessoas morreram e outras 120 ficaram feridas. Uma das vítimas acabou morrendo afogada.

PUBLICIDADE

Entre as regiões afetadas, a cidade de Izmir, situada na costa da Turquia, foi que a sofreu mais danos. Em vídeos que circulam pelas redes sociais, pessoas aparecem correndo para as ruas depois do terremoto. Cobrindo a tragédia, a rede de TV turca TRT Haber mostrou um prédio desabando na região central da cidade.

Até o momento há divergências acerca de quantos prédios caíram na cidade. O ministro do interior da Turquia, Suleyman Soylu, afirma que seis edifícios desabaram, enquanto o prefeito da cidade disse que 20 prédio caíram.

Detalhes

Segundo dados do órgão turco, o epicentro do terremoto se deu a cerca de 17 km da costa do país, com uma profundidade de 16 km. Os americanos, por sua vez, afirmam que a profundidade foi de 10 km e que o epicentro ocorreu a 33,5 km da costa.

PUBLICIDADE

Maior cidade da Turquia, Istambul também sentiu tremores em decorrência do terremoto. No entanto, ainda não há informações sobre danos significativos como nas outras regiões atingidas.

https://twitter.com/ISCResearch/status/1322164377626300416?s=20

Na ilha grega de Samos, cidade de 45 mil habitantes, a principal recomendação das autoridades é que os moradores permaneçam em suas respectivas residências para evitar desastres maiores.