Vídeo: mula carrega tanto peso na carroça que chega a ficar pendurada; punição aos donos, porém, veio a galope

O animal era utilizado por uma loja para carregar materiais de construção em Japeri, na Baixada Fluminense.

PUBLICIDADE

Policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da Polícia Civil atenderam uma ocorrência nesta terça-feira, dia 27 de outubro, após denúncias de maus-tratos contra animais. Uma mula, usada como meio de transporte de uma loja de materiais de construção, foi flagrada carregando um peso muito maior do que a capacidade suportada.

PUBLICIDADE

Moradores da região ficaram indignados com a cena presenciada. Um ciclista que trafegava pelo local chegou a filmar o momento em que a mula fica pendurada pela carroça, que acaba içando o animal por conta do grande peso carregado.

Quando as autoridades chegaram até o estabelecimento, encontraram a mula utilizada para o transporte dos materiais de construção ainda presa a carroça. O proprietário do estabelecimento, Jorge Edson do Nascimento, e Daniel Nascimento de Souza, dono do animal, foram conduzidos à delegacia e autuados por maus tratos.

PUBLICIDADE

Mula é encaminhada para ONG

O animal, após a apreensão, foi conduzido para a ONG Paraíso dos Focinhos. A entidade é ponto de referência no cuidado de animais abandonados, e ficará encarregada de proteger a mula, avaliando possíveis danos contra a sua saúde em virtude do árduo trabalho ao qual era submetida.

A pena para quem pratica maus-tratos contra animais pode variar de três meses a um ano, além do pagamento de multa. A lei sanção, sancionada recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), aumenta a pena para crimes cometidos contra animais, estendendo a prisão para até cinco anos, tornando-a inafiançável. Entretanto, só será aplicada para maus-tratos contra cães e gatos.