Marcos Pontes, o ministro astronauta, teria usado compromisso oficial para passar férias nos Estados Unidos

O ministro está sendo acusado de fazer uso de recursos públicos para passar férias nos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

O ministro astronauta, Marcos Pontes, que responde pelo ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, teria feito uso de um compromisso oficial de sua agenda pela pasta para aproveitar a oportunidade e driblar as restrições impostas aos viajantes brasileiros.

PUBLICIDADE

Ele teria viajado para cumprir a agenda oficial como ministro e aproveitado para pode passar alguns dias de férias na cidade de Houston, que fica no estado do Texas, nos Estados Unidos. É neste local que moram os dois filhos e a esposa do ministro astronauta.

O compromisso do ministro Marcos Pontes aconteceu no mês de setembro. Logo após cumprir a agenda de compromisso, o integrante do governo Bolsonaro conseguiu usufruir de 10 dias de férias fora do Brasil sem ter nenhum tipo de gasto com passagens aéreas, uma vez que o deslocamento foi custeado com dinheiro público para que fosse cumprir compromissos oficiais representando o país.

As restrições de entrada aos viajantes brasileiros se deve por causa da pandemia do coronavírus. No mês de maio, com a grande explosão de casos da Covid-19 no país, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump proibiu a entrada de estrangeiros, incluindo os brasileiros, que tivesse estado no Brasil 14 dias antes. Na ocasião, o Brasil estava registrava aproximadamente 23 mil mortes por causa do vírus. Infelizmente, atualmente já está caminhando para um total de 160 mil.

No entanto, vale ressaltar que as pessoas que possuem passaporte diplomático estão fora desse impedimento. Baseado nessa regra, o ministro Marcos Pontes, teria se aproveitado da agenda que cumpriu na Universidade Rice, em Houston, para entrar no país americano fazendo o uso do passaporte diplomático. O objetivo da viagem era fazer visitas em universidades do local para iniciar processos de parcerias.

PUBLICIDADE