Ctrl C + Ctrl V: defesa de Witzel contra impeachment tem trechos copiados do Wikipédia

A defesa do governador afastado diz que foi ele quem cedeu os textos sobre o seu perfil, por isso são iguais ao documento.

PUBLICIDADE

Alvo de processo de impeachment que pode lhe destituir do governo do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC-RJ), que segue afastado de suas funções, protocolou sua defesa ao tribunal que lhe julga no processo. O que está chamando a atenção da imprensa é o fato do documento contar com trechos inteiramente copiados da enciclopédia virtual gratuita Wikipédia.

PUBLICIDADE

Ao passar o mouse por cima das palavras, é impossível não perceber os links para as palavras-chave encontradas, o que leva a crer que a cópia foi feita sem nenhum esforço para tentar descaracterizá-la. A defesa do governador, por sua vez, diz que foi Witzel quem forneceu os textos sobre seu perfil, motivo pelo qual alguns dos trechos do documento são semelhantes.

O que alega Wilson Witzel em sua defesa

O governador afastado tenta refutar a tese proposta pelos investigadores do Ministério Público Federal (MPF) que apontam ser Mário Peixoto o dono da Organização Social Unir Saúde. Em contrapartida, a defesa alega que o real proprietário seria, na verdade, Nelson Bornier, ex-prefeito da cidade de Nova Iguaçu.

Luiz Roberto Martins, indicando como o operador financeiro do empresário Mário Peixoto, refere-se à requalificação da Organização Social Unir Saúde em uma gravação telefônica autorizada pela Justiça, afirmando, “diz ao Mário que foi ele que acertou junto com o governador”.

A defesa de Wilson Witzel alega que “Mário”, citado nas escutas telefônicas, seria na verdade Mario Marques, subsecretário de comunicação do governo do estado. A nova versão dos fatos será encaminhada para o relator do processo de impeachment, o deputado estadual Waldeck Carneiro (PT-RJ), que terá até o dia 29 deste mês para apresentar parecer.

PUBLICIDADE