Marcos Pontes bate no peito e aponta remédio ‘solução’ para conter coronavírus: ‘Para uso nos já infectados’

Ex-astronauta é o ministro de Ciência e Tecnologia e Inovação do governo de Jair Bolsonaro.

PUBLICIDADE

Desde a manhã desta terça-feira, o Brasil voltou aos holofotes mundiais após o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo Bolsonaro, Marcos Pontes, garantir que um dos remédios que estavam na lista de observação da pasta possui eficiência no combate ao coronavírus.

PUBLICIDADE

Apesar da informação ter sido cravada pelo ex-astronauta, nenhum dado comprovando a suposta eficiência do vermífugo Annita foi apresentado por qualquer integrante do governo.

A afirmação de Pontes é a de que o Annita tem poder de reduzir a carga viral de coronavírus, enfraquecendo os efeitos colaterais do mesmo, que são intensificados justamente quando a carga viral do portal é maior.

Tão logo o pronunciamento do ministro foi feito, a mídia nacional deu ampla cobertura ao caso e a matéria já começou a ganhar enorme proporção. Pontes, meses atrás, já havia informado que o Annita estava em observação e estudos e já sinalizava que a medicação poderia ter eficiência no tratamento do vírus.

Ao falar sobre o remédio, Marcos Pontes ainda defendeu citando a acessibilidade do mesmo: “Vantagens do medicamento: é de baixo custo, não tem efeitos colaterais sérios. Mas não é utilizado para fazer prevenção e não tem medida profilática. O uso é só depois que a pessoa já foi infectada com o vírus.”

PUBLICIDADE

O problema geral apresentado pelas declarações do ministro foram justamente a falta de dados que apontassem a tal eficiência na redução da carga viral. Ele ainda acrescentou que ‘seu trabalho nesse sentido foi feito’ e que a sequência dos estudos e aval seria com o Ministério da Saúde.