Seminário LGBTI+ é atacado por hackers nazistas; prints são divulgados pela internet

Uma bandeira LGBQI+ chegou a ser incendiada durante o ataque, que contou ainda com saudações nazistas e discursos de Hitler.

PUBLICIDADE

Um grupo de hackers com aspiração neonazista invadiu um evento online promovido pelo Programa Voto Com Orgulho da Aliança Nacional LGBTIA+, intitulado “Diálogos para enfrentar as desinformações, notícias falsas e discurso de ódio nas eleições municipais”. O ataque ocorreu logo no início do seminário, e consistiu em divulgação no formato spam de mensagens com teor discriminatório.

PUBLICIDADE

A ação coordenada pelos hackers incluiu a divulgação de imagens da suástica nazista, trechos de discursos proferidos por Adolf Hitler e saudações nazistas. Em outros momentos da invasão, uma bandeira que representa a população LGBTQIA+ foi incendiada.

Participantes do seminário tiraram prints de trechos do ataque coordenado pelos hackers. Uma comissão de advogados foi constituída com o objetivo de prestar suporte para a entidade alvo do ataque.

Nesta sexta-feira (16), a Aliança Nacional LGBTQIA+ afirma que irá prestar queixa juntamente à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal Eleitoral. Os demais participantes do evento, constrangidos com o ataque, farão registro de ocorrência nas Delegacias de Crime de Internet da Polícia Civil de seus respectivos estados.

PUBLICIDADE

Toni Reis, presidente da Aliança Nacional LGBTI+, reiterou que o ordenamento brasileiro criminaliza qualquer tipo de promoção ao regime nazista, tipificando-o como crime de racismo. “A liberdade de expressão precisa ser garantida e o sistema de segurança e justiça precisam atuar no caso. O ataque que sofremos é uma grave violação da agenda democrática no Brasil”, afirmou