Senador que escondeu ‘dinheiro nas nádegas’ pode ser substituído no Congresso pelo seu próprio filho

Pedro Arthur Ferreira Rodrigues (DEM-RR) é o primeiro suplente do pai, Chico Rodrigues (DEM-RR), em caso de afastamento.

PUBLICIDADE

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (15) que o senador Chico Rodrigues (DEM-RR), alvo de investigações da Polícia Federal (PF) por suspeitas de recursos públicos que deveriam ser destinados para o combate ao coronavírus em Roraima, seja afastado de seu mandato de senador pelo prazo de 90 dias, até que os fatos sejam devidamente esclarecidos.

PUBLICIDADE

Caso o senado acate a decisão e opte por afastar o parlamentar, quem assume o mandato é Pedro Arthur Ferreira Rodrigues (DEM-RR). O administrador de empresas de 41 anos é filho do próprio senador Chico Rodrigues, sendo o primeiro suplente de seu mandato.

Após a decisão de Luís Roberto Barroso, o senado precisa autorizar o afastamento. Apesar disso, até as 19 horas desta quinta-feira (15), a presidência do Senado Federal ainda não havia recebido a comunicação formal da decisão tomada pelo STF. Um grupo de senadores entrou com pedido de abertura de investigação no Conselho de Ética do Senado para avaliar a ocorrência de quebra de decoro parlamentar contra Chico Rodrigues.

Relembre o caso

O senador é um dos investigados, suspeito do desvio de R$ 20 milhões em emendas parlamentares destinados para a Secretaria de Saúde de Roraima para o combate à pandemia no estado. Batizada de Desvid-19, a operação cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços do senador, sendo encontrada a quantia de R$ 30 mil em dinheiro vivo. Parte desta quantia foi encontrada entre as nádegas do parlamentar durante as buscas dos agentes federais.

PUBLICIDADE

Chico Rodrigues diz ser alvo de uma injustiça, nega todas as acusações e afirma que a verdade prevalecerá, confiando na Justiça brasileira. O senador alega ainda que pessoas mal-intencionadas tentam macular sua imagem em virtude do contexto eleitoreiro vivido pelo país nestes tempos de eleições municipais.