Os riscos que uma perda de peso rápida pode apresentar

Esse tipo de prática não é saudável e pode ser prejudicial; entenda os motivos.

PUBLICIDADE

Muitas mulheres, quando insatisfeitas com o próprio peso, procuram por dietas rápidas e que eliminem de 8 a 10 kg por mês, que sequem a gordura e promovam o corpo perfeito. Isso é mito, nenhuma dieta, feita de forma equilibrada e saudável, com um acompanhamento médico e realização de exercícios semanais, pode eliminar mais de 4 kg por mês sem ser prejudicial ao corpo.

PUBLICIDADE

Vale pensar que você não ganha 8 kg em um mês só, por isso também não faz sentido querer eliminar esse peso repentinamente. O processo de emagrecimento é gradual e leva um tempo para se concretizar, “As vezes quando as pessoas começam uma dieta e não recebem os resultados na mesma semana ou no mesmo mês, se frustram e acabam desistindo, um erro fatal para que quer emagrecer, esse processo pode ocasionar um efeito sanfona” explica Jéssica Eloísa Zambão, Nutricionista esportiva da Clínica Top Fit. 

Por isso, se você adotou uma dieta restritiva por conta própria e está vendo os números despencarem de forma rápida, tem mais motivos para se preocupar do que comemorar. A flacidez da pele é o primeiro motivo, quando você perde peso muito rápido a pele não tempo de se adequar as mudanças e então fica flácida. A perca de cabelo e unhas quebrando também pode acontecer, quando a dieta é restritiva e você está sem um acompanhamento nutricional, pode acabar tirando da sua rotina alimentos essenciais para o bom funcionamento do organismo. 

E a gordura não é a única coisa que você perde quando faz uma mudança drástica no peso: os músculos também vão embora. 

E você pode sofrer com anemia, fraquezas, tonturas e até desmaios. Dessa forma, “É muito importante que ao decidir emagrecer a pessoa realize consultas com a nutricionista, elabore um plano de exercícios, observe e entenda o próprio corpo e se mantenha saudável, sem exageros” comenta Jéssica. 

PUBLICIDADE

A verdade é que, antes de pensar no número da balança você deve entender como o seu corpo funciona e adaptar a sua rotina e dieta em prol de uma melhora na saúde, após isso você verá que o emagrecimento vem de forma natural.