Russomanno diz que moradores de rua são resistentes ao coronavírus por ‘não tomar banho todos os dias’

A declaração do candidato a prefeito de São Paulo foi proferida durante um encontro com empresários nesta terça-feira (12).

PUBLICIDADE

O candidato a prefeito de São Paulo, Celso Russomanno, declarou nesta terça-feira (13) que os moradores de rua e usuários de drogas que vagam pela Cracolândia tendem a ser mais resistentes ao coronavirus pelo fato de não ter condições para tomar banho diariamente.

PUBLICIDADE

“Todo mundo esperava que a Covid tomasse conta de todo mundo, até porque eles não têm o afastamento que foi pré-estabelecido pela OMS [Organização Mundial da Saúde]. E eles estão aí. Nós temos casos pontuais e não temos uma quantidade imensa de moradores de rua com problema de Covid”, afirmou. A declaração do candidato foi proferida durante um encontro com empresários na Associação Comercial de São Paulo.

Em um segundo momento de sua fala, Celso Russomanno volta a pontuar a possibilidade dos moradores de rua serem mais resistentes ao coronavirus. “Talvez eles sejam mais resistentes do que a gente, porque eles convivem o tempo todo nas ruas, não têm como tomar banho todos os dias etc”, completou.

PUBLICIDADE

Na análise do político, a maneira como o coronavirus se disseminou entre as populações de rua e os moradores de favelas se mostrou de maneira atípica do que o verificado nos grandes centros urbanos brasileiros. Ele acredita que possa haver alguma relação nessa análise.

Em consonância com o entendimento do presidente da República, Jair Bolsonaro, Celso Russomanno defendeu a implantação do isolamento vertical. Nesta modalidade, apenas as pessoas mais suscetíveis a complicações decorrentes da Covid-19 devem se manter isoladas. O candidato acredita que esta seria uma maneira eficiente de evitar prejuízos calamitosos como os verificados na economia em virtude das medidas governamentais de enfrentamento à pandemia.