7 tipos de dor que podem representar problemas sérios de saúde e nunca devem ser ignorados

Existem alguns tipos específicos de dor que podem representar problemas sérios de saúde.

PUBLICIDADE

Você é uma pessoa que costuma sentir dor e vai protelando sua ida ao médico? Se a resposta for sim, é melhor tomar cuidado. O corpo dá sinais quando alguma coisa não vai bem e a dor é um desses indícios. Portanto, não procurar ajuda de um profissional, geralmente pode ser algo extremamente perigoso.

PUBLICIDADE

Diferente do que muita gente pensa, existem algumas dores bem específicas de dor que podem indicar sérios problemas de saúde e muitos ignoram esses sintomas. Então fique atento aos sinais que o organismo demonstra e na dúvida é melhor procurar a ajuda de um profissional de saúde.

Esse artigo vai elencar 7 tipos de dor que jamais devem ser ignorados pelas pessoas. Portanto, caso sinta alguns desses sintomas procure um médico para tirar a dúvida.

Dor ou dormência na região das pernas e nos pés

Um formigamento ou queimação nos pés e na região das pernas pode ser indicativo de um problema mais sério, a neuropatia diabética. Fique atento caso sinta também sede e fome de forma constante, boca seca, machucados de difícil cicatrização, visão turva e micção frequente também são sintoma de diabetes.

Dor persistente e sem explicação na garganta, mandíbula, braço, peito e barriga

Pode parecer bobagem, mas se você está sentindo alguma dorzinha incomodando, mesmo que pareça algo insignificante é importante procurar um profissional para investigar a causa, caso se torne persistente. Dores nas regiões do peito, braço, abdômen, mandíbula e garganta é sempre bom investigar, elas podem indicar relação com problemas cardíacos.

PUBLICIDADE

Dor de cabeça intensa

A dor de cabeça pode estar ligada a situações comuns como uma desidratação, congestão nasal, calor excessivo, estresse e até mesmo uma alimentação pouco saudável. Contudo, quando a dor é muito intensa e persistente pode ser indicativo de algo mais grave, como uma hemorragia no cérebro, sendo necessária uma intervenção urgente.

Dor súbita ou persistente na região das costas

É uma dor comum, especialmente se a pessoa fica sentada em uma mesma posição de forma inadequada. Porém, se você sentir de maneira repentina a dor na parte inferior das costas ou entre os ombros, pode ser indício de uma ruptura fatal na aorta, vaso sanguíneo principal que vai para o coração. Nesse caso, o socorro tem que ser imediato.

Dor extrema no abdômen

Problemas de vesícula biliar, úlcera no estomago ou intestino, pancreatite, apêndice rompido ou inchado podem apresentar como um quadro de dor forte no abdômen.  Caso sinta uma dor intensa e repentina na região, procure ajuda médica imediatamente.

Dor ou inchação nas panturrilhas

Provavelmente, você já teve câimbras, pois acaba sendo algo muito comum. A questão é quando isso ocorre acompanhado de inchação ou permanece por um período grande. Nesse caso, pode ser sintoma de uma grave doença chamada trombose venosa profunda. A doença ocorre quando há a formação de um coágulo sanguíneo em uma das veias da perna. Se não tratada corretamente esse coágulo pode se desprender e chegar ao pulmão, podendo ser fatal.

Dor sem explicação aparente, estranha ou dores combinadas

Uma dor leve, porém crônica ou mesmo alguma dor que não se consegue explicar clinicamente pode estar associada à depressão clínica. Outros sintomas são a perda de interesse nas atividades, falta de vontade de socialização e incapacidade para o trabalho também são indícios da doença.

Nesta situação é importante procurar a ajuda de um médico para que ele possa dar o diagnóstico correto e prescrever a melhor forma de tratamento.