China encontra coronavírus em carne de boi exportada pelo Brasil e acende alerta vermelho global

Os vestígios do agente causador da Covid-19 teriam sido encontrados em embalagens de uma carga que chegou ao Porto de Dalian.

PUBLICIDADE

A China alega ter encontrado vestígios de coronavírus em lotes de carne bovina exportada pelo Brasil. A descoberta teria ocorrido durante inspeções rotineiras em uma carga que chegou ao Porto de Dalian, um dos maiores do país asiático. Segundo as autoridades locais, os vestígios estavam presentes na embalagem do produto.

PUBLICIDADE

A carne foi produzida por uma unidade do frigorífico Minerva, localizada em Barretos (SP). O Minerva é o terceiro maior produtor de carne bovina do Brasil, ficando atrás somente das empresas JBS e Marfrig.
Apesar das acusações, os chineses ainda não apresentaram provas concretas a respeito da descoberta.

Em agosto deste ano, as autoridades chinesas também fizeram acusação semelhante, desta vez com carne de frango exportada pelo Brasil. Embora tenham dito que encontraram presença de vestígios de coronavírus na carga, o governo não conseguiu apresentar nenhuma prova concreta até então.

De janeiro a julho deste ano, o Brasil exportou cerca de 1,1 milhão de tonelada de carne bovina, sendo um dos principais produtos para o favorecimento de nossa balança comercial. No total, as vendas somam aproximadamente R$ 26 milhões, sendo 60% vindos da China, nosso principal parceiro comercial.

O governo brasileiro ainda não se manifestou diante das acusações. A embaixada brasileira em Pequim já foi informada oficialmente sobre o acontecido, e providências deverão ser tomadas no decorrer dos próximos dias, a fim de que os fatos sejam devidamente esclarecidos. As informações foram apuradas pelo jornal O Globo.

PUBLICIDADE