35 idosos morrem após onda de calor atingir cidade no interior de Mato Grosso; temperatura passou dos 40ºC

Debilitados e desidratados, os idosos sofreram um quadro conhecido como hipertermia, que consiste na elevação da temperatura corporal.

PUBLICIDADE

Alertas vermelhos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acabaram por se confirmar. O órgão federal havia informado sobre uma forte onda de calor que atingiria a região Centro Oeste ao longo desta semana. Na cidade de Rondonópolis, a 200 km de Cuiabá (Mato Grosso), 35 idosos morreram em virtude das alta temperaturas.

PUBLICIDADE

De acordo com a análise feita pelo Inmet, as temperaturas estão cerca de 5ºC mais elevadas nestas regiões. Como efeito, a população pode ser acometida por um quadro conhecido como hipertermia, que se caracteriza por um elevado aumento na temperatura corporal, podendo, em casos graves, causar morte.

Os óbitos de idosos em Rondonópolis foram registrados no intervalo entre 21 de setembro e esta sexta-feira (9). Muitas das mortes acontecerem dentro das casas das vítimas, cujas idades variam entre 75 e 94 anos.

Segundo a Prefeitura de Rondonópolis, o quadro de hipertermia desencadeou descompensação do sistema imunológico e desestabilização orgânica generalizada. Segundo a diretora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Vânia Scapin, os idosos que foram atendidos na unidade de saúde chegaram extremamente debilitados, desidratados, e alguns chegaram a morrer na porta de entrada, antes de receberem o atendimento.

A Prefeitura de Rondonópolis continua a emitir alertas para a população, clamando para que os familiares de crianças e idosos tenham cuidados redobrados. Isso porque as temperaturas deverão continuar elevadas no decorrer dos próximos dias, com picos de até 41ºC.

PUBLICIDADE