Professor que tentou se candidatar a vereador é expulso do partido por ter suástica nazista na piscina de casa

Em nota, o partido declarou que não sabia da filiação, e que não compactua com nenhum tipo de preconceito.

PUBLICIDADE

O diretório estadual do Partido Liberal em Santa Catarina decidiu expulsar um candidato a vereador da cidade de Pomerode por apologia ao nazismo. Wandercy Antônio Pugliesi, conhecido como Professor Wander, seria conhecido na região por demonstrar a sua simpatia ao regime ditatorial de maneira pública, sem se importar com as eventuais represálias que poderia sofrer.

PUBLICIDADE

No ano de 2014, durante operação deflagrada pela Polícia Civil do estado, os agentes tiraram uma fotografia da casa do professor, sendo possível constatar que no fundo de sua piscina havia um desenho enorme de uma suástica nazista. A descoberta aconteceu durante o acompanhamento de um sequestro.

Após a repercussão do caso, o partido político emitiu uma nota pública dizendo que não sabia da filiação deste professor, encaminhando imediatamente o seu desligamento. Na sequência, fez questão de ressaltar que não compactua com nenhum tipo de preconceito ou discriminação, sentimentos típicos de defensores e simpatizantes do nazismo.

PUBLICIDADE

“Por não compactuar ideologicamente com o filiado, o PL encaminhou o desligamento do mesmo. O partido reforça sua firme posição contra todo tipo de apologia à discriminação racial, religiosa e social”, declarou.

Esta é a primeira eleição em que Wander Pugliesi se candidata a um cargo eletivo. A inscrição de sua candidatura para vereador na cidade de Pomerode foi registrada no último dia 1º de abril, 3 dias antes do fim do prazo para os cadastramentos. Os dados podem ser verificados de acordo com o sistema de relação de filiados a partidos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).