Ministro da Saúde dá declaração polêmica e revolta brasileiros: ‘Não sabia o que era SUS’

Responsável pelo Ministério da Saúde após saída de Teich, Pazuello deu declaração polêmica ontem (07).

PUBLICIDADE

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, deu uma declaração polêmica na coletiva da última quarta-feira (07), durante o lançamento de campanha do Outubro Rosa. Responsável pela pasta, o general disse que “nem sabia o que era o SUS” antes de assumir o cargo no governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

PUBLICIDADE

O evento contou com a presença da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e da ministra Damares Alves, responsável pelo ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. 

“Eu não sabia nem o que era o SUS. Eu passei a minha vida sendo tratado em instituição pública do exército, vim conhecer o SUS a partir deste momento da vida e compreendi a magnitude dessa ferramenta que o Brasil nos brindou”, afirmou Pazuello. 

Segundo o ministro, a ferramenta do SUS dá ao Brasil a capacidade de ser referência no combate à muitas doenças no país. 

A declaração de “desconhecimento” de Pazuello sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) revoltou vários brasileiros, que tornaram o assunto um dos mais comentados nas redes sociais, com várias críticas para o chefe da pasta.

PUBLICIDADE

Pandemia

Ainda na cerimônia de lançamento do Outubro Rosa, Pazuello voltou a falar sobre a pandemia do coronavírus, destacando a importância de não só reforçar a importância dos exames de prevenção do câncer de mama, mas também da realização de um diagnóstico precoce da Covid-19.

Em escala global, o Brasil ocupa a terceira posição entre os países mais afetados pela pandemia no mundo. 

De acordo com o último balanço divulgado, o país contabilizava mais de 148 mil óbitos e pouco mais de 5 milhões de casos registrados da doença.