Calor excessivo poderá se tornar fatal e matar seres humanos ao longo da semana; Inmet emite alerta crítico

Temperaturas acima dos 40ºC, aliadas ao tempo seco e queimadas favorecem riscos para a saúde.

PUBLICIDADE

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta crítico para 34 municípios que compreendem o Triângulo Mineiro. As temperaturas devem se elevar até a próxima sexta-feira (9), podendo desencadear um quadro de hipertermia, que é o risco de morte em virtude das altas temperaturas. Uma onda de calor vem castigando os mineiros nos últimos dias.

PUBLICIDADE

Contribuem para as altas temperaturas o tempo seco, favorecido pelas fortes queimadas que se espalham em diversos focos ao longo do estado de Minas Gerais. Na capital, Belo Horizonte, são aguardados novos recordes históricos de temperatura máxima no decorrer desta semana.

O meteorologista Claudemir de Azevedo, que atua no Inmet, afirma que as temperaturas no Triângulo Mineiro têm ultrapassado a barreira dos 40ºC, castigando a população. “É uma onda de calor que está atuando naquela região, proporcionando valores extremos de temperatura. São 5ºC a mais que a média que persistem por mais de cinco dias, o que gera um risco elevado à saúde humana”, explica.

Cuidados redobrados

A Defesa Civil emite alertas que consistem em cuidados básicos a serem tomados nos dias mais quentes e, em especial, quando a umidade relativa do ar atinge níveis críticos. O número 1 da lista é a hidratação. É necessário fazer consumo de água constante ao longo de todo o dia, mesmo sem sede aparente. Também é importante comer alimentos mais leves, como saladas, frutas e carnes grelhadas, evitando sempre as frituras.

Atividades ao ar livre nos períodos de 10h às 17h são perigosíssimas, devendo ser evitadas. Banhos devem ser tomados sempre com água em temperatura ambiente, sem o uso do aquecedor elétrico, a fim de evitar ressecamentos na pele. Em caso de problemas respiratórios, deve-se procurar de imediato um médico especialista.

PUBLICIDADE

Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).