Calor pode deixar vítimas fatais no Brasil; país deve registrar temperatura recorde esta semana

Recorde histórico de calor no país foi registrado em cidade do Piauí, em 2005.

PUBLICIDADE

O Brasil pode registrar recorde de calor nesta semana, de acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As altas temperaturas são perigosas e o instituto alerta para o risco de morte por hipertermia, que pode colapsar o corpo humano.

PUBLICIDADE

Nesta segunda-feira (6), as cidades de Nova Maringá, no Mato Grosso, e Água Clara, no Mato Grosso do Sul, registraram a temperatura de 44,6 graus Celsius. O recorde histórico no Brasil é apenas um décimo acima (44,7 graus) e foi registrado na cidade de Bom Jesus do Piauí, no dia 21 de novembro de 2005.

A região Centro-Oeste e o estado do Tocantins devem ser afetados pela onda de calor extrema que está sob o Brasil e vai até sexta-feira (9), de acordo com o Inmet. Essa onda teve início ao meio-dia de ontem. Segundo o instituto, algumas regiões devem ter temperaturas 5 graus acima do normal.

O aviso do Inmet abrange as seguintes áreas: Distrito Federal; centro sul, sudeste, sudoeste, norte e nordeste do estado do Mato Grosso; centro, sul, norte, leste e noroeste do estado de Goiás; oeste, sul e sudeste do estado de Tocantins.

Temperaturas elevadas em todo o Brasil 

Em todo o Brasil, as temperaturas devem ser elevadas nos próximos dias. Os estados do Centro-Oeste, por exemplo, podem registrar temperaturas que variam de 40 a 45 graus. No interior de São Paulo e de Minas Gerais, as temperaturas podem chegar a até 43 graus. No norte do Paraná, há previsão de 40 graus.

PUBLICIDADE

Chuvas pelo Brasil

Em meio ao calor forte, a Chuva pode ser a única opção para refrescar a amenizar a alta temperatura. Deve chover nesta terça-feira no Sudeste do Brasil. As pancadas de chuva devem atingir a Grande São Paulo, Sul e Zona da Mata de Minas, além do centro-sul do Rio de Janeiro. Na capital do Rio não deve chover.