Cadastro da chave PIX começou; o que é, pra que serve e como se cadastrar

Com o PIX será possível fazer pagamentos e transferências bancárias a qualquer dia e horário.

PUBLICIDADE

Mais de 600 instituições bancárias de todo o Brasil iniciaram, nesta segunda-feira, o cadastramento da chave PIX para os seus clientes. O novo meio de pagamentos e transferências foi desenvolvido pelo Banco Central e promete facilitar as transações financeiras.

PUBLICIDADE

Com o PIX, será possível fazer transferências de dinheiro entre pessoas físicas e jurídicas, além de pagamentos a serem feitos ou a serem recebidos. O objetivo é que o PIX substitua o DOC e o TED na hora de fazer transferência bancária. A boa notícia é que será de graça, ao contrário das outras duas operações que são cobradas, dependendo do tipo de conta e da instituição financeira.

A adesão ao PIX é opcional. Ao que tudo indica, o número de pessoas se cadastrando nesta segunda-feira parece ter sido alto. Nas redes sociais, internautas reclamaram da instabilidade dos aplicativos de grandes bancos.
A chave PIX começará a ser utilizada oficialmente no dia 16 de novembro.

O que é a chave PIX?

A chave PIX é uma espécie de identificação do usuário no sistema. A pessoa pode utilizar o número do CPF, o e-mail, o número de telefone ou um código aleatório chamado EVP como chave. No momento do cadastro no banco, há as opções disponíveis. Cada conta poderá ter até cinco chaves.

https://twitter.com/rafadsgnr/status/1312887970295357448

PUBLICIDADE

Se você tem conta no banco A e no banco B, é importante se atentar na hora de fazer o cadastro. Se cadastrar o CPF como chave PIX no banco A, por exemplo, o CPF não poderá ser usado como chave no banco B.

https://twitter.com/BancoCentralBR/status/1313204497271926786

PIX é melhor que o TED e DOC?

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) permite transferências bancárias sem valor limite. No Documento de Ordem de Crédito (DOC), o valor limite para transferência é de R$ 4.999,99. Diferente do TED, em que a compensação na conta de destino acontece no mesmo dia, no DOC o crédito ocorre no dia útil seguinte.

Com o PIX, a transferência poderá ser feita 24 horas por dia, sete dias por semana. O PIX será gratuito e não precisará de tantos dados quanto os que são necessários para realizar TED ou DOC de conta não cadastrada, por exemplo.