Pandemia acabando? OMS faz alerta impactante sobre continuidade da doença

Covid-19 já atingiu mais de 4 milhões de brasileiros e já provocou quase 150 mil óbitos no país.

PUBLICIDADE

A pandemia do coronavírus segue assolando a população mundial em larga escala. Embora em algumas regiões do mundo o cenário já se mostre mais ameno, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda prevê uma luta duradoura contra a Covid-19.

PUBLICIDADE

De acordo com informações do blog do Jamil Chade, do UOL, a entidade divulgou um levantamento nesta segunda-feira (05), onde estima que apenas uma parcela de 10% da população mundial foi atingida pela doença. Isto significa que grande parte do planeta ainda está sob ameaça iminente do vírus. 

Diretor de operações da OMS, Mike Ryan apresentou os números nesta segunda, em Genebra, e alertou que a pandemia continua a evoluir em algumas regiões. 

“O vírus infectou 10% de população do planeta. O que significa é que o mundo continua sob risco”, disse Ryan. “Temos os instrumentos e conhecimentos para lidar com ela. Mas o futuro depende de como escolhermos usar esses instrumentos”, disse Ryan.

Na visão do diretor,  “muitas mortes poderiam ter sido evitadas e muitas outras ainda podem ser evitadas”.

PUBLICIDADE

Número maior

Presente no encontro, o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, pediu um minuto de silêncio às vítimas da Covid-19, e enfatizou que a marca de óbitos é bem maior do que a faixa de pouco mais de 1 milhão que é computada oficialmente, inclusive, diante dos 34 milhões de infectados pelo mundo.

Segundo Tedros, cerca de 2 milhões de pessoas são contaminadas pela Covid-19 semanalmente. O diretor ainda destacou que pelo fato de nem todas as regiões do mundo terem agido da mesma forma no combate à doença, os números de óbitos são expressivos e podem crescer ainda mais. 

Atualmente, dez países são responsáveis por 70% dos casos de infecção de Covid-19 e morte pela doença no mundo, o Brasil figura na terceira posição.