Vídeos: policial empurra adolescente de ponte no meio de protesto, resultando em traumatismo craniano

O jovem de 16 anos sofreu fraturas e cortes na cabeça, além de diversas lesões em virtude da queda.

PUBLICIDADE

Imagens de um protesto ocorrido na cidade de Santiago, capital do Chile, nesta sexta-feira (2), circulam de maneira viral por todo o globo a partir das redes sociais. Um adolescente de 16 anos foi empurrado por um policial do alto de uma ponte, culminando em uma queda nas águas. Os manifestantes se mobilizaram em prol de pedidos por uma nova Assembleia Constituinte, dentre outras reformas no país.

PUBLICIDADE

O momento da queda do rapaz foi registrado por várias câmeras, em diferentes ângulos. É possível notar uma correria generalizada dos manifestantes durante uma represália das autoridades nacionais. Um dos agentes consegue se aproximar do adolescente, forçando a queda do alto da estrutura.

O adolescente foi socorrido e precisou ser levado para um hospital de Santiago. Em virtude da queda, foi constatado um traumatismo craniano, além de cortes profundos na cabeça e fratura dos pulsos. O boletim médico afirma que ele não corre risco de vida, mas a vítima continua em internação sob cuidados, com estado tido como estável no momento.

Atitude de policial causa nova onda de protestos

No sábado (3), um dia após o incidente, um novo grupo de manifestantes retornou ao local da queda. Eles criticaram o abuso cometido pelo policial, tido como prática frequente das autoridades do Chile durante os últimos tempos, em virtude dos vários protestos que estão sendo desencadeados por todo o país.

PUBLICIDADE

O policial que promoveu o empurrão foi detido, e segue afastado de suas atividades por decisão da corporação. O caso deverá ser investigado pelas autoridades locais.