in

Conheça 8 fatos desconhecidos que os olhos dizem sobre sua saúde e você provavelmente não sabia

Os olhos denunciam quando você tem problemas de saúde e por isso é importante ficar atento.

BlogMimis
Publicidade

Muitas pessoas dizem que os olhos são o espelho da alma, mas, a verdade é que eles podem refletir muito mais do que se imagina. Eles também podem revelar problemas físicos, o que torna possível saber muito sobre a saúde somente examinando os olhos. Como exemplo pode-se citar aquela bolinha branca que costuma surgir, o terçol.

Na maior parte dos casos é algo inofensível e não passa de uma simples inflamação, mas se for algo recorrente e que demore de se curar, pode ser indício de algo mais complexo no organismo. Esse artigo vai elencar algumas doenças que podem se manifestar primeiramente nos olhos e que muita gente nem sequer percebe.

Se você se identificar com qualquer dos sintomas citados neste artigo, procure a ajuda de um médico. Somente um profissional especializado pode dar o diagnóstico correto e prescrever o tratamento adequado. Veja abaixo oito detalhes que os olhos podem revelar sobre sua saúde.

Publicidade

1 – Terçol permanente

Esse problema ocorre quando a glândula sebácea entope. Geralmente, o local fica irritado e dolorido, porém, some em alguns dias. Mas, se isso não acontecer, pode ser sinal de algum tipo de complicação. De acordo com especialistas, pode ser um indício de carcinoma, ou seja, um tumor.

Publicidade

2 – Queda de pêlos da sobrancelha

Caso você não esteja em uma idade mais avançada, queda de pêlos nessa região pode ser indicativo de carência nutricional ou até mesmo estresse. Contudo, a situação pode ser mais grave e ser uma doença chamada alopecia areata, enfermidade que provoca queda dos pêlos e cabelo.

3 – Olhos irritados

Olhos com irritação, sensação de ardor e visão borrada pode ser indicativo que você força demais as vistas, principalmente com equipamentos eletrônicos. Infelizmente, esse tipo de problema está cada vez mais comum e ganhou o nome de síndrome do olho seco ou cansaço digital.

4 – Pontos cegos

Isso é muito comum nos olhos humanos, principalmente relacionado a visão periférica. Contudo, notar um ponto cego quando foca alguma coisa pode ser indicativo de que sofre com enxaqueca de aura.

5 – Olhos saltados

Esse pode ser um sinal que a pessoa sofre com hipertireoidismo. A condição também acaba sendo comum em pacientes com doenças graves.

6 – Icterícia

Os olhos revelam se tem alguma coisa errada com as funções hepáticas. A esclerótica amarela ou icterícia, deixa os olhos amarelos, sendo um sintoma de que o fígado não está bem.

7 – Visão borrada

Se você tiver diabetes, ter a visão borrada não é nada bom. De acordo com especialistas, esse sintoma pode indicar retinopatia diabética, condição que provoca danos aos vasos sanguíneos.

8 – Visão dupla

É importante estar atento a qualquer tipo de alteração na visão. Sempre que perceber alguma anormalidade como visão embaçada, dupla ou até mesmo perca parcial, deve-se procurar um profissional da área. Conforme alguns especialistas, esses tipos de sintomas podem estar associados até mesmo a um AVC- Acidente Vascular Cerebral.

Publicidade