5 cuidados essenciais que você deve ter com um bebê recém-nascido, especialmente na pandemia

Pais, especialmente os de primeira viagem, costumam não saber de alguns cuidados especiais.

PUBLICIDADE

Os pais de primeira viagem são normalmente os mais preocupados quando veem os pequenos em seus braços, especialmente quando são recém-nascidos. A fragilidade de um ser tão pequeno e indefeso, assusta e realmente há pontos que não podem ser desconsiderados. Conheça 5 cuidados essenciais que se deve ter com um bebê recém-nascido.

PUBLICIDADE

Amamentação já na sala de parto

Mesmo que o bebê não sugue o leite, é fundamental fazer a apresentação ao pequenino já no primeiro momento disponível. Estimule o contato do pequeno com a pele dos seios pois este é um facilitador para a amamentação.

Em meio à pandemia, não dê bobeira

É comum, mesmo após ter o bebê, que alguns pais restrinjam o acesso de visitas aos bebês recém-nascidos. Com o advento da pandemia, esta se tornou uma orientação fundamental e que não pode deixar de ser observada. Resista e faça o possível para manter restrito o acesso ao bebê, especialmente no primeiro mês de vida.

Prepare-se com as fraldas

Não é necessário realizar a troca de fraldas a cada xixi que o bebê faz, mas certamente você irá realizar esta ‘operação’ diversas vezes por dia e a prática te levará a perfeição. Acredite, em média, um bebê recém-nascido faz seu cocô 8 vezes por dia e realmente precisará de muitas trocas.

Evite passeios / consideração sobre ida ao pediatra

Outra prática que os pais devem evitar, com o agravante da pandemia, é o de passear com seu bebê de menos de 1 mês nas ruas, isto expõe a criança a riscos que ela pode ainda não estar preparada e causar problemas. Já a ida ao pediatra é aconselhável já na primeira semana após a alta, o médico irá avaliar seu pequeno e verificar a saúde e amamentação do mesmo.

PUBLICIDADE

Não limpe a boca do bebê após a amamentação

Embora fique alguns resquícios de leite e você possa sem nenhum problema limpar os lábios do bebê, não é aconselhável lavar ou limpar a boca do recém-nascido, mesmo que você verifique que haja alguns vestígios de leite.