Covid-19: quatro fatores que deixam Donald Trump em risco

Presidente do Estados Unidos testou positivo para Covid-19, tal como sua esposa Melania Trump.

PUBLICIDADE

Donald Trump e sua esposa Melania estão infetados com o novo coronavírus. O presidente do EUA anunciou que eles testaram positivo para Covid-19 e que, por essa razão, eles vão ficar isolados na Casa Branca, até eles se recuperarem, dependendo de como a doença vai evoluir, e se vão ou não precisar de outros tratamentos. Porém, o caso de Trump pode ser mais preocupante que o de sua esposa, por vários fatores que colocam o atual presidente do Estados Unidos no grupo de risco para essa doença.

PUBLICIDADE

Trump em vários grupos de risco para Covid-19

A Covid-19 já provou para todo o mundo que ninguém está imune. Até que apareça uma vacina efetiva e realmente eficaz, ninguém está livre de ter o novo coronavírus. Claro que usando o distanciamento social, a máscara e cumprindo todas as recomendações, as possibilidades descem muito. Ainda assim, esse vírus tem realmente um impacto enorme.

Nem Trump pode escapar da doença e agora que ele está infectado, logo começam as preocupações sobre sua recuperação. Em plena campanha presidencial, Trump vai precisar se isolar, mais importante que isso, é que o atual presidente pode mesmo correr riscos com a Covid-19, ele que se insere em alguns dos principais grupos de risco, ou seja, aquelas pessoas que têm uma maior probabilidade para morrerem com a doença.

Idade 

De acordo com a OMS , um dos fatores que mais influencia a taxa de mortalidade é a idade. Nesse sentido, a Organização Mundial de Saúde alerta para um maior perigo na pessoa com mais de 60 anos, sendo que Donald Trump tem 74, ou seja, ele pertence a esse grupo de risco. Ainda segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), os infectados com idades entre os 65 e os 74 anos têm 90 vezes mais probabilidade de morrer com Covid-19, comparando com os jovens.

Peso

Em abril desse ano, os exames de Donald Trump mostravam que ele está obeso. O presidente pesa 110 kg, para 1.90m de altura. Também de acordo com a OMS e CDC, a obesidade representa um risco muito elevado nos doentes com Covid-19, triplicando o risco de internamento.

PUBLICIDADE

Gênero

Depois, Trump é homem e os estudos da CDC também vêm mostrando que os doentes do gênero masculino têm mais risco de internamento e de morte do que as mulheres.

Doenças

Não ficam por aqui os fatores de risco de Donald Trump, que tem ainda outras doenças de risco. Ele é hipertenso, tem colesterol elevado e doença cardíaca.