Mulher tem cérebro vazado após teste profundo da Covid-19 em nariz

Paciente teve vazamento diagnosticado após exame de tomografia e ressonância magnética.

PUBLICIDADE

Um caso curioso que foi publicado no JAMA Otolaryngology Head & Neck Surgery chamou atenção de todos na última quinta-feira (1). Após ser submetida a um exame para detectar infecção do coronavírus, uma mulher teve o cérebro vazado por conta do processo invasivo em seu nariz.

PUBLICIDADE

De acordo com a publicação, a paciente de 40 anos procurou um hospital após apresentar coriza, rigidez no pescoço, dor de cabeça e sentir um gosto metálico na boca. Ao ser consultada, ela informou que havia sido submetida a um teste para a Covid-19, antes de passar por uma cirurgia de hérnia e, dias depois, começou se sentir mal, vomitando e com dores na cabeça. 

Encaminhada para um hospital universitário de Iowa, a mulher foi diagnosticada com uma massa no meio da cavidade nasal direita, depois de um exame de tomografia e ressonância magnética.

Os responsáveis pelo atendimento da mulher drenaram a massa, constatando que houve o vazamento de líquido cefalorraquidiano (LCR), que se encontra no cérebro e na coluna. O caso inédito deixou os médicos surpresos.

Depois de todo o susto e dores, a mulher se recupera bem, mas segue sendo acompanhada por neurologistas.

PUBLICIDADE

RT-PCR

O teste da Covid-19 via nasal é um dos métodos mais utilizados para ser diagnosticada a presença do coronavírus no organismo. O exame consiste na coleta de secreção utilizando um swab, uma espécie de cotonete comprido, inserido na parte interna do nariz e posterior da garganta. O exame, embora seja indolor, pode causar grande incômodo, e deve ser feito entre o segundo ao 12º dia do início dos sintomas.