Vídeo: meteoro mais luminoso do que a Lua explode nos céus do RS antes de sofrer queda

O brilho do corpo celeste chegou a provocar um clarão nos céus da cidade de Caxias do Sul na madrugada desta quinta-feira (1º).

PUBLICIDADE

Os moradores da cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, foram surpreendidos com um fenômeno raro. Um meteoro com luminosidade mais intensa do que a da lua explodiu nos céus da cidade, sendo tudo registrado pelo Observatório Espacial Heller & Jung. O acontecimento se deu durante a madrugada desta quinta-feira (1º).

PUBLICIDADE

De acordo com o dono do do observatório e diretor científico da região Sul da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), professor Carlos Fernando Jung, o meteoro adentrou na atmosfera terrestre quando atingiu uma altura de aproximadamente 100 quilômetros. A queda, por sua vez, foi registrada a quase 115 km de Taquara, de acordo com informações apuradas pelo portal de notícias G1.

O professor calcula que o meteoro tenha atingindo a atmosfera terrestre por volta da 1h09. Trata-se de um bólido, fragmento com magnitude igual ou superior a -4. Esta categoria é conhecida por sofrer explosão logo após adentrar na atmosfera terrestre, provocando um lindo efeito no céu. Os números negativos apontam que o seu brilho é mais intenso do que o de um meteoro, superando até mesmo o nosso satélite natural, que é a lua.

PUBLICIDADE

De acordo com o professor, aqueles que puderam observar o fenômeno no céu, presenciaram um acontecimento raro. Segundo ele, possivelmente se trata do maior e mais luminoso já registrado no céu da região Sul do Brasil desde o ano de 2016.

Em virtude da explosão ocorrida logo após entrar na atmosfera terrestre, Jung acredita que fragmentos possam ter sido espalhados por toda a região. Isso porque o objeto inicial teria se decomposto em fragmentos menores, deixando resquícios de meteoritos no solo dos arredores de onde aconteceu a queda.