Lula diz que venceria eleições de 2018 no 1º turno e quer direitos políticos para se candidatar em 2022

O petista realizou uma publicação em suas redes sociais, reivindicando a possibilidade de disputar as próximas eleições.

PUBLICIDADE

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, usou suas redes sociais nesta quinta-feira (1º) para sinalizar aos seus apoiadores políticos o desejo de se tornar um presidenciável no ano de 2022. Para isso, clamou pela devolução dos seus direitos políticos, perdidos em virtude da condenação no âmbito das investigações da Lava-Jato.

PUBLICIDADE

Embora seja um desejo do petista, não foi cravada a candidatura. “Se vou ser candidato ou não depende de muita coisa. Depende do PT, dos aliados, da saúde, de Deus…”, publicou. Em tom provocativo, declarou também que, caso não tivesse os direitos políticos cassados, poderia ter vencido as eleições de 2018 ainda no primeiro turno.

“Todo mundo sabia que eu tinha condições de ser eleito no primeiro turno de 2018. E por isso se preocupam com 2022. Eu quero meus direitos políticos”, afirma. Naquela oportunidade, quando estava preso em Curitiba, no Paraná, foi substituído por Fernando Haddad (PT), o qual sofreu derrota para o então candidato do PSL, Jair Bolsonaro, no segundo turno.

O advogado Cristiano Zanin, responsável pela defesa de Lula, indica que os trabalhos seguirão no sentido de buscar a anulação do processo que condenou o político em segunda instância. Caso haja sucesso, o petista poderia recuperar os seus direitos políticos cerceados.

PUBLICIDADE

“Nós temos a expectativa de que o habeas corpus da suspeição de Moro venha a ser julgado favoravelmente ao ex-presidente Lula”, declarou o advogado, em entrevista concedida para o Metrópoles. Até lá, Lula segue proibido de participar de processos eleitorais, por estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa.