Vacina contra Covid-19: data prevista para imunização já está definida; conheça o processo

O governador já definiu quem vai receber a vacina primeiro no estado de São Paulo.

PUBLICIDADE

A vacina contra Covid-19 é provavelmente o maior desejo de toda população mundial na atualidade. O Brasil já pode celebrar as boas novas em relação à vacinação contra o vírus que matou milhares de pessoas ao redor do mundo. Segundo o governador de São Paulo, João Doria, a vacinação em massa contra o novo coronavírus já tem data definida. 

PUBLICIDADE

O anúncio foi feito por João Doria nesta quarta-feira, 30 de setembro. A data de início para vacinação contra a Covid-19 vai começar no dia 15 de dezembro pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Segundo o governador paulista, os profissionais da área da saúde serão os primeiros a ser imunizados.

Apesar de definir uma data, Doria fez questão de deixar claro que para que isso possa acontecer é necessário que a fase de teste da vacina tenha sido finalizada, fato que está previsto para que ocorra em até 30 dias. Também é preciso autorização da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Entenda o processo de vacinação

A previsão feita pelo governo paulista é que a população do estado esteja vacinada até o fim do mês de março do próximo ano. A pessoa vai precisar receber duas doses, que vão ser aplicadas em 14 dias. Essa é a expectativa, mas tudo depende dos resultados clínicos.

Conforme informado, primeiramente serão os profissionais da área da saúde, tanto os que atuam em hospitais públicos quantos os que trabalham em unidades privadas. O governo paulista e o laboratório chinês Sinovac assinaram o acordo para a compra de 46 milhões de doses. A previsão de chegada é no começo do mês de dezembro.

PUBLICIDADE

De acordo com o documento, o Instituto Butantan vai ter a permissão para poder produzir a vacina em uma fábrica que deve ser construída em breve.