Milagre? Bebê tem 80% do corpo queimado e recebe alta após 40 dias internado

Nikolas, de 1 ano, recebeu alta depois de 40 dias internado em hospital de Cuiabá.

PUBLICIDADE

O pequeno Nikolas, de apenas 1 ano, teve 80% do corpo queimado. O fogão a lenha do sítio onde mora em Tangará da Serra, a 242 quilômetros de Cuiabá, no Mato Grosso, explodiu e causou o acidente. O menino foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

PUBLICIDADE

Por lá, ele ficou 40 dias recebendo tratamento até que recebeu alta no sábado (26). O tratamento, porém, não chegou ao fim. Nikolas continuará sendo cuidado em sua casa. No dia da explosão do fogão à lenha, a mãe de Nikolas também foi atingida, mas teve ferimentos leves. O menino foi a maior vítima e correu risco de morte no período em que esteve internado.

Rayane Souza, de 21 anos, tentou acender o fogão quando ocorreu a explosão, no dia 16 de agosto. O pai de Nikolas, Fernando dos Santos, de 24, desconfia que algum produto inflamável tenha provocado a explosão. Uma das suspeitas é de que diesel tenha causado. Após a explosão, uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atendeu ao garoto.

Milagre em Cuiabá?

O caso de Nikolas chama a atenção quando são considerados as condições referentes às pessoas vítimas de queimaduras. De acordo com reportagem do site oficial do médico Drauzio Varella, menores de 12 anos são considerados grandes queimados se tiverem queimaduras de segundo grau em mais de 15% do corpo. Nikolas teve 80% do corpo queimado.

A reportagem ainda cita um dado importante. “Segundo um estudo publicado na Revista Brasileira de Queimaduras em 2011, mais de 70% dos óbitos em casos de queimaduras ocorrem por infecção“, diz. As primeiras horas são fundamentais para que a vítima de queimadura não morra por perda de líquidos. Em seguida, o risco maior é de infecção.

PUBLICIDADE