Adolescente morre ao cair da escada na casa da avó e família salva vidas ao doar órgãos

Pulmão foi transplantado em paciente por equipe do instituto do Coração de São Paulo.

PUBLICIDADE

A morte de um ente querido é sempre um momento difícil. A família de Matheus Antônio Alves, de apenas 17 anos, viveu esse momento terrível. O adolescente morreu depois de uma tragédia: ele caiu da escada da casa da avó, em Campo Limpo Paulista, São Paulo, e bateu a cabeça.

PUBLICIDADE

Depois de ficar internado por três dias, a morte cerebral foi confirmada. Em meio a dor, a família de Matheus tomou uma atitude de amor ao próximo e autorização a doação dos órgãos. Fígado, pâncreas, rim, coração, ossos e pulmão foram doados e ajudaram a salvar vidas.

O pulmão salvou Luane Caroline Grotto, de 25 anos. A jovem mora em Indaiatuba, também em São Paulo, e foi diagnosticada com bronquiectasia. Há dois anos ela aguardava por um pulmão na fila do transplante. O órgão de Matheus ajudou a salvar sua vida.

Pulmão doado pela família Matheus ajudou a salvar vida de mulher

Com a autorização da família para a doação dos órgãos de Matheus, uma força-tarefa foi montada para que o pulmão salvasse Luane. Na sexta-feira (25), o órgão foi captado no Hospital São Vicente, em Jundiaí, e levado ao heliporto da prefeitura. Lá, um helicóptero Águia, da Polícia Militar, o levou ao Instituto do Coração, em São Paulo.

PUBLICIDADE

Luane (foto acima) já estava no Incor desde o meio-dia. Ela havia embarcado em uma aeronave no quilômetro 60 da Rodovia Santos Dumont (SP-75). A pista foi interditada por alguns minutos. A cirurgia durou aproximadamente sete horas. A recuperação é lenta. Para a família de Matheus pode ser um alento saber que o rapaz ajudou a salvar algumas vidas.