Bolsonaro diz que quem fica em casa e respeita isolamento na pandemia ‘é fraco’

Em encontro com ruralistas no Mato Grosso, presidente disse que isolamento social é ‘conversa mole’.

PUBLICIDADE

O presidente da República, Jair Bolsonaro, esteve no Mato Grosso, no município de Sorriso, nesta sexta-feira (18). Em encontro com ruralistas, o presidente discursou e fez questão de minimizar os efeitos da pandemia de coronavírus, dizendo que o isolamento social é uma medida que só foi respeitada pelos “fracos”.

PUBLICIDADE

Mantendo um tom de ironia sobre as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Bolsonaro afirmou que o isolamento foi uma “conversinha mole” e agradeceu aos ruralistas, por não terem ficado em casa durante esse período de pandemia. “Vocês não pararam durante a pandemia. Vocês não entraram na conversinha mole de fica em casa. Isso é para os fracos”, afirmou o presidente.

Bolsonaro diz que vírus é uma realidade e que todos tinham que enfrentá-lo

Tentando amenizar o tom e reconhecendo a existência de um vírus altamente contagioso, o presidente disse que a Covid-19 é uma realidade e que essa realidade tem que ser enfrentada todos os dias pelos brasileiros e que ninguém deveria se acovardar perante aquilo que não pode fugir.

Bolsonaro minimizou efeitos das queimadas no Mato Grosso

Sem fugir do tema das queimadas no Pantanal, que já destruíram cerca de 15% do local, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o presidente disse que é algo normal e que isso acontece todos os anos no Brasil.

PUBLICIDADE

Sobre os focos, aos quais já foram contabilizadas mais de 15,756 focos, segundo o INPE, o presidente disse que o país possui somente alguns focos de queimadas e afirmou que o Brasil possui a matriz energética mais limpa do mundo.

Sobre as críticas que vem recebendo, Bolsonaro disse que são atitudes tomadas por pessoas de outros países, que têm interesse no agronegócio brasileiro, porque “já queimaram tudo em seus países”.