Com queimadas no Pantanal, Bolsonaro parabeniza Brasil por preservar meio ambiente

Queimadas no Pantanal bateram recorde e este mês já o pior setembro da história.

PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participou de evento na cidade de Coremas, na Paraíba. Na inauguração de um complexo de produção de energia solar, Bolsonaro afirmou que o Brasil está de parabéns pela forma como tem preservado o meio ambiente. A declaração do presidente ocorre em meio às queimadas no Pantanal e na Amazônia.

PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou que desde o início da série histórica, em 1998, este mês de setembro de 2020 é o mês com mais focos de incêndio no Pantanal. Em setembro de 2007, foram 5.498 focos de incêndio. Até então, este era o recorde para o mês até este ano.

O mês atual registrou 5.603 focos de incêndio em apenas 16 dias. Na Amazônia, a situação é parecida. Em 14 dias, a Amazônia já teve mais queimadas do que em todo o mês de setembro do ano passado. Essa situação fez com que países europeus enviassem uma carta ao vice-presidente da República, general Hamilton Mourão. No documento assinado por oito países, o Brasil foi informado que o desmatamento dificulta a compra de produtos brasileiros.

Bolsonaro elogia preservação ambiental no Brasil

Bolsonaro discursou por alguns minutos na Paraíba e elogiou a preservação do meio ambiente no país mesmo em meio aos incêndios constantes no Pantanal, na Amazônia e as críticas nacionais e internacionais que o país vem recebendo nos últimos meses.

PUBLICIDADE

Bolsonaro parabenizou o país e citou a matriz energética brasileira, que vem de fontes renováveis, como usinas eólicas, hidroelétricas, biomassa e usinas solares. Bolsonaro não falou sobre as queimadas no Pantanal no evento.