Novo ciclone bomba anunciado nos últimos dias muda rota e não provoca estragos previstos

O anúncio da formação de mais um ciclone bomba no Brasil deixou a população preocupada nos últimos dias.

PUBLICIDADE

A previsão de que um novo ciclone atingiria algumas regiões do Brasil assustou a população nos últimos dias. O anúncio afirmava que o fenômeno ameaçava a região sudeste e a costa sul do país. De acordo com o Clima Tempo e a Marinha as localidades atingidas poderiam sofrer com fortes ventanias, chuvas e queda brusca da temperatura.

PUBLICIDADE

O país já sofreu com um ciclone bomba que provocou grandes estragos na região sul este ano. Por esse motivo, a maioria da população ficou apreensiva com a possibilidade da chegada de mais um fenômeno. No entanto, a passagem acabou sendo mais intensa pelo litoral do Brasil e se afastou para o alto mar.

Felizmente, o ciclone bomba não aconteceu como era esperado pelos especialistas e não ocasionou os estragos aguardados que a sua passagem poderia provocar. Conforme o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, a combinação do ciclone extratropical com a vinda de uma massa de ar polar causou ventanias que ultrapassaram os 70km/h.

O fenômeno atingiu mais os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. A princípio, o alerta falava sobre alterações no clima de Minas Gerais, na região da Zona da Mata, porém nenhuma mudança significativa aconteceu no local.

De acordo com o Clima Tempo, a passagem do ciclone ocasionou uma variação da pressão atmosférica e isso fez aumentar a velocidade dos ventos na costa. A tendência é que o sistema vá se afastando cada vez mais para alto mar. Por esse motivo, os ventos devem ir enfraquecendo.
No mês de julho deste ano, um ciclone bomba causou grandes estragos no sul do Brasil e deixou pelo menos três pessoas mortas no estado de Santa Catarina. Na ocasião, o local foi atingido por rajadas de ventos que atingiram a marca de 120 km/h. Mais de 1,5 milhão de casas e comércios ficaram sem energia na época.

PUBLICIDADE

O ciclone bomba acontece quando reúne áreas de baixa pressão atmosférica, que de forma geral, estão ligadas a frentes frias.