in

Bolsonaro será obrigado a depor presencialmente no STF após decisão de Celso de Mello

Decano da Suprema Corte tomou decisão histórica que fará com que presidente compareça no Supremo Tribunal Federal.

UOL
Publicidade

Nunca antes na história democrática do Brasil, um presidente da república depôs presencialmente em um tribunal durante seu mandato, e, Jair Bolsonaro será obrigado a depor após a decisão tomada pelo decano da Suprema Corte, o ministro Celso de Mello.

Mesmo após a recomendação dada pelo Procurador Geral da República, Augusto Aras, de que o presidente poderia prestar seu depoimento por escrito, Celso de Mello optou pela presença física do presidente no Supremo Tribunal Federal.

Bolsonaro dará sua versão sobre a investigação da interferência na Polícia Federal

A investigação que colocará o presidente da república na maior corte de justiça do país é sobre sua possível interferência na Polícia Federal. As acusações foram feitas pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, que acusou judicialmente o presidente de tentar mudar o comando da PF do Rio de Janeiro.

Publicidade

O inquérito apura se o presidente tentou interferir na Polícia Federal, uma instituição que possui autonomia. Segundo a acusação de Moro, Bolsonaro tentou interferir no comando visando favorecer aliados e obter informações sigilosas de investigações em andamento.

Publicidade

Ex-presidentes da república sempre apresentaram defesa por escrito 

Bolsonaro entrará para a história como o primeiro presidente a comparecer em um tribunal de justiça estando em mandato, um fato inédito, e que nunca antes ocorreu no Brasil desde a redemocratização ocorrida em 1992.

Fernando Collor de Mello, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer foram alvos de investigações e sempre autorizados a apresentarem suas defesas por escrito. Somente compareceram a tribunais quando estavam fora do cargo de presidente da república.

Publicidade
Rodrigo Monteiro

Escrito por Rodrigo Monteiro

Um dos primeiros redatores da melhor plataforma de jornalismo independente da internet, a I7 network, já trabalhou em outras plataformas, sempre escrevendo notícias em primeira mão para quem gosta de viver bem informado.
Os principais assuntos do mundo esportivo, do mundo dos famosos e da política estão aqui, com textos leves e interessantes, Rodrigo Monteiro faz parte do grupo de colunistas do Radar Esportes, TV Prime, 1News e I7 News quatro portais de notícias mais populares da internet.