Auxílio Emergencial: novo golpe envolvendo benefício vem à tona e deixa todos em alerta; como se proteger?

Benefício já contemplou mais de 67 milhões de brasileiros desde o início da pandemia e foi prorrogado até dezembro.

PUBLICIDADE

Criado pelo governo federal para ser um alento aos brasileiros em tempos de pandemia por conta do coronavírus, o Auxílio Emergencial está sendo alvo de um novo golpe aplicado por hackers. O alerta da mais nova alternativa dos criminosos virtuais foi revelada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (11).

PUBLICIDADE

A ação dos bandidos foca no roubo de dados de usuários dos sistemas da Caixa Econômica Federal, banco estatal responsável pelo pagamento do benefício desde o seu início. 

Segundo a PF, os criminosos mandam mensagem sugerindo que o beneficiário execute um falso procedimento de segurança para não perder o acesso ao Auxílio Emergencial, aos caixas eletrônicos, ao site, bem como o aplicativo Caixa Tem.

Os bandidos ainda utilizam como justificativa para a realização do procedimento que isto tem como objetivo de reduzir o número de fraudes do benefício no mês de agosto. 

Especialistas apontam que é comum o impulsionamento de golpes quando um determinado assunto está em evidência. Tema do momento, o programa criado pelo governo federal tem sido amplamente repercutido pelos brasileiros, principalmente após a notícia da nova prorrogação anunciada na última semana. 

PUBLICIDADE

Ainda na mensagem, os criminosos pedem que o internauta clique em um botão e siga os procedimentos apresentados na tela. Ao término desse passo a passo, o dispositivo pessoal da vítima fica repleta de programas maliciosos, que tem a finalidade de capturar informações pessoais, entre eles dados bancários, senhas, vídeos e fotos.

Recomendações

Diante desse caso, a principal recomendação é nunca clicar em links permitindo a instalação de programas. Em caso de dúvida, procure o banco para saber se há alguma pendência em seu cadastro.

Raramente, os bancos costumam enviar e-mails sobre estas questões. Caso seja vítima de golpe dessa espécie, procure uma delegacia para fazer o registro.

Ter um aplicativo para informar sobre links suspeitos é de suma importância como medida de prevenção. Nunca informe seus dados pessoais ou bancários em aplicativos que não possuem procedência ou desconhecidos.