Donald Trump é indicado a prêmio Nobel da Paz por ter participado de acordo histórico

Presidente dos Estados Unidos foi intermediador de um acordo de paz feito entre Israel e Emirados Árabes.

PUBLICIDADE

De acordo com informação divulgada pela rede de televisão americana Fox News, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump foi indicado a concorrer a um dos prêmios mais importantes da humanidade, o prêmio Nobel da Paz, após ter participado de um acordo histórico que selou a paz entre Israel e Emirados Árabes Unidos.

PUBLICIDADE

Segundo a Fox News, a indicação de Trump ao prêmio teria partido do norueguês Christian Tybring-Gjedde, parlamentar de extrema-direita do Partido do Progresso (FrP) que alegou na indicação que Trump teria exercido um importante papel diplomático para que fosse selado a normalização da diplomacia entre os dois países do Oriente Médio.

Parlamentar norueguês já indicou prêmio a Donald Trump em 2018

Na visão de Christian Tybring-Gjedde, o presidente dos Estados Unidos já merecia ter sido agraciado com o prêmio Nobel da Paz em 2018, quando ele conseguiu se encontrar e estabelecer um diálogo com o ditador da Coréia do Norte, Kim Jong-un.

Apesar do diálogo com Kim Jong-un não ter surtido o efeito desejado pelos americanos, o de diminuir a capacidade dos norte coreanos de fabricar armas nucleares, o norueguês considerou que o encontro foi ‘honroso’.

Presidente Barack Obama recebeu o prêmio Nobel da Paz em 2009

O último presidente dos Estados Unidos a receber um prêmio Nobel foi Barack Obama. Na época, Obama se destacou e ganhou evidência no mundo por ter se esforçado em reduzir os estoques de armas nucleares no mundo e por seu trabalho pela paz no Oriente Médio.

PUBLICIDADE

Na época da premiação de Obama, uma enxurrada de críticas ocorreu, porque Obama venceu o prêmio com apenas um mês no cargo. Fato este que foi justificado pelos participantes do julgamento do prêmio, que acrescentaram também uma justificativa estranha, a que Obama também teria sido o primeiro presidente negro dos Estados Unidos.