Lula insinua candidatura para 2022 e diz que Bolsonaro usa o coronavírus como ‘arma de destruição em massa’

O ex-presidente da República publicou um longo vídeo em suas redes sociais aproveitando-se das comemorações do Dia da Independência.

PUBLICIDADE

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, fez um pronunciamento para os brasileiros neste Dia 7 de Setembro, no qual é comemorado o Dia da Independência do país. Aproveitando a oportunidade, o político do PT fez diversas críticas ao presidente Jair Bolsonaro, sobretudo no tocante ao trato com a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

PUBLICIDADE

De acordo com o Lula, Jair Bolsonaro usa o coronavírus como uma espécie de “arma de destruição em massa”, no que caracteriza como “escalada autoritária”. Além disso, defendeu o fim do teto para os gastos públicos, colocando-se “à disposição do povo brasileiro”, em uma clara insinuação aos seus interesses eleitoreiros para a presidência em 2022. 

“Estamos entregues a um governo que não dá valor à vida e banaliza a morte. Um governo insensível, irresponsável e incompetente, que desrespeitou as normas da Organização Mundial de Saúde e converteu o coronavírus em uma arma de destruição em massa”, discursa o ex-presidente petista, em mensagem pré-gravada, com trilha sonora triste ao fundo.

O vídeo teve duração de quase 24 minutos, boa parte sendo destinada para ataques contra Jair Bolsonaro, aproveitando-se da crise instaurada pela pandemia do coronavírus. Sobre a sua disponibilidade para o povo brasileiro, Lula diz querer representar, sobretudo, os trabalhadores e excluídos. 

PUBLICIDADE

Para se candidatar como presidente em 2022, Luiz Inácio Lula da Silva precisará se livrar de todas as acusações sofridas diante da Operação Lava-Jato. Caso contrário, seguirá inelegível, não podendo concorrer para nenhum cargo representativo.