Bolsonaro vence em todos os cenários para 2022 e não dá chances para Lula e Moro, segundo pesquisa

Presidente seria reeleito em todos os cenários na disputa presidencial de 2022.

PUBLICIDADE

Presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) tem tudo para se reeleger em 2022. Pelo menos é o que aponta pesquisa Exame/IDEIA divulgada nesta sexta-feira (4). Em um cenário com concorrentes de peso, Bolsonaro vence por larga vantagem no primeiro turno da disputa presidencial. A pesquisa ouviu 1.235 pessoas, por telefone, entre os dias 24 a 31 de agosto, em todas as regiões do país. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

PUBLICIDADE

Jair Bolsonaro lidera com 31% dos votos. Em seguida, aparece o ex-presidente Lula, com 17%. Lula está inelegível, devido às condenações em segunda instância, e não pôde concorrer em 2018. Há a expectativa de que o Supremo Tribunal Federal (STF) anule as condenações. Lula voltaria a ficar elegível.

O ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, é o terceiro colocado no levantamento. Ele aparece com 13%. Logo depois, à frente dos demais possíveis candidatos, aparecem as opções não sabe e branco/nulo, com 7% cada uma. Ciro Gomes tem 6% da intenção de votos. O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, aparece logo atrás com apenas 4%. João Doria, governador de São Paulo, tem 3%.

Na parte final da lista estão João Amoedo, com 3%; Marina Silva, com 2%; e o governador do Maranhão, Flavio Dino, que tem apenas 1% da intenção de votos. Também com 1% aparecem outros candidatos somados.

PUBLICIDADE

Bolsonaro vence concorrentes no segundo turno

Em um possível segundo turno, Jair Bolsonaro venceria tanto o ex-presidente Lula quanto o ex-ministro Sergio Moro. O presidente da República aparece com 42% da intenção de votos na disputa contra Lula, que soma 31%. Além disso, 21% afirmaram que votariam em branco e outros 6% não sabem em que votar.

Contra Sergio Moro, a diferença seria menor. Bolsonaro aparece com 38%, enquanto seu ex-subordinado tem 31%. Oito porcento não sabem em quem votar neste cenário. Brancos e nulos somariam 23%. Se o adversário de Bolsonaro no segundo turno fosse Doria, o presidente seria reeleito com 41% dos votos contra apenas 17% do adversário.