Auxílio Emergencial: Caixa inicia pagamento da quinta parcela nesta semana para vários grupos; quem recebe?

Caixa Econômica segue efetuando os pagamentos de outras parcelas para os brasileiros.

PUBLICIDADE

Depois de iniciar os pagamentos da quinta parcela do Auxílio Emergencial para beneficiários que integram o programa Bolsa Família, – calendário que seguirá até o dia 31 de julho – a Caixa Econômica Federal (CEF) efetuará o depósito da última parcela prevista antes de nova prorrogação, para brasileiros que inscreveram no auxílio por meio do site, aplicativo ou Cadastro Único.

PUBLICIDADE

O cronograma de pagamento para este grupo, que recebeu a primeira parcela em abril, será iniciado na próxima sexta-feira (28) e se estenderá até o dia 30 de setembro. O calendário se baseia no mês de aniversário de cada beneficiário.

Diferentemente dos integrantes do Bolsa Família, que recebem o montante de R$ 600 em espécie, os demais grupos recebem o dinheiro na poupança digital no aplicativo Caixa Tem e possuem um calendário separado para saques e transferências, que será iniciado para este grupo a partir do dia 19 de setembro. Inicialmente, o dinheiro só pode ser movimentado dentro do aplicativo, na realização de pagamentos e compras.

Vai prorrogar?

No fim da última semana, o presidente Jair Bolsonaro sinalizou positivamente quanto à nova prorrogação do Auxílio Emergencial. De acordo com o chefe do Executivo, o benefício será estendido até dezembro. Os valores das novas parcelas, no entanto, não foram reveladas pelo governante.

PUBLICIDADE

Nos bastidores, o governo se divide quanto ao valor que será definido para o Auxílio Emergencial. Enquanto o ministro da Economia, Paulo Guedes, juntamente com sua equipe, projeta um valor de R$ 200, para o programa já entrar na linha da transição para o Renda Brasil (que substituirá o Bolsa Família), a ala política que um valor maior.

Bolsonaro, em coletiva, afirmou que seria necessário encontrar um “meio-termo” para que o Auxílio Emergencial fosse prorrogado de uma forma que não comprometesse ainda mais os cofres públicos.