Covid-19: uso de máscara no banheiro masculino pode salvar vidas

De acordo com um novo estudo, os banheiros públicos masculinos aumentam muito a exposição a vírus.

PUBLICIDADE

O vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, tem ainda muito por revelar. Nos últimos meses, médicos e investigadores tentam saber mais sobre esse vírus, ajudando dessa forma as pessoas a viverem com ele. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), poderia demorar dois ou mais anos para o final da pandemia. Mesmo com vacina, o risco pode continuar e, então, as pessoas têm mesmo que aprender a viver com esse vírus, para se protegerem melhor e impedirem essa propagação.

PUBLICIDADE

Perigo dos banheiros públicos na propagação da Covid-19

Portanto, é cada vez mais importante o conhecimento. Quanto mais se souber sobre esse vírus, será mais fácil conviver com ele, enquanto ele perdurar. Agora, de acordo com um novo estudo da Universidade de Yangzhou, da China, as pessoas devem ter especial cuidado quando vão em um banheiro público.

O SARS-CoV-2 é transmitido pelas gotículas, que podem entrar no nosso corpo pelo nariz, boca ou olhos. Nesse sentido, parece que a descarga do urinol espalha essas partículas do vírus pelo banheiro, em segundos. Isso cria como se fosse uma nuvem, que vai levar as gotículas do vírus para as pessoas do lado.  

Descarga espalha os vírus no banheiro 

Isso já acontecia antes, com outros vírus, mas agora é mais perigoso ainda, com essa pandemia do novo coronavírus. Ainda de acordo com essa investigação chinesa, é mais perigosa a descarga de um urinol do que de um vaso. Daí, os perigos maiores estarem no banheiro masculino, mais do que no feminino. “A velocidade de subida é muito mais rápida do que a descarga do vaso sanitário”, revela o estudo.  

Poderiam ser “mais de 57% das partículas” que vão voar para longe do urinol a cada descarga, de acordo com esse estudo publicado na revista Physics of Fluids. O autor do estudo, Xiangdong Liu, mostra preocupação sobre essa velocidade em espalhar as partículas e, por consequência, o vírus. Então, é cada vez mais importante que as pessoas possam utilizar máscara, em banheiros públicos, bem como a desinfeção total das mãos, após cada utilização.

PUBLICIDADE