Pessoas curadas da Covid-19 podem ter ‘nova doença’ depois de alguns meses e cientistas fazem importante alerta

Quem se recupera da doença sem precisar ser internado precisa ficar atento para não ter uma triste surpresa depois de algum tempo.

PUBLICIDADE

O Brasil teve um grande número de pessoas que foram infectadas pelo coronavírus e conseguiram se recuperar, mas especialistas alertam que este vírus muitas vezes causa uma fibrose pulmonar atípica, principalmente naqueles que não foram hospitalizados.

PUBLICIDADE

Os cientistas estão preocupados porque esta fibrose aparece até alguns meses após a contaminação, chegando a se associar a uma patologia que é responsável por alterar vasos sanguíneos que ficam próximos aos alvéolos e isso altera a função cardíaca.

Quando a pessoa é infectada pelo coronavírus e se recupera sem precisar ser internada, ela pensa que não teve nada, que seu organismo conseguiu se livrar do vírus e está tudo bem, o que pode não ser verdade.

Agora, a comunidade científica está com medo de que essa ‘nova doença’ demore para ser diagnosticada naquelas pessoas infectadas que se curaram sem ir para o hospital e justamente por causa disso não foram submetidas a exames mais detalhistas.

O médico francês Nicolas Girard, do Instituto do Tórax do hospital parisiense Montsouris, disse que a Covid-19 afeta o pulmão das mais diversas formas, por isso o paciente sempre deve procurar o médico e principalmente, ter o acompanhamento de um pneumologista.

PUBLICIDADE

Para o médico, não há dúvidas de que se os sintomas são persistentes, então a pessoa precisa buscar ajuda de um profissional especializado, ao invés de ficar em casa ‘esperando a doença passar’.

Um pequeno aparelho colocado no dedo do paciente mostrará ao médico se há falta de oxigênio no sangue, mas existes outros testes respiratórios que se farão necessários.