Vídeo mostra caminhoneiro à beira da morte rezando dentro do tornado que atingiu SC; caminhão foi arrastado

Autoridades brasileiras na área de fenômenos climatológicos elegem esta filmagem como a mais impressionante já registrada no país.

PUBLICIDADE

Um caminhoneiro registrou de dentro da boleia de seu caminhão o momento em que um forte tornado atinge a região Meio-Oeste de Santa Catarina, mais precisamente no município de Tangará. O profissional estava estacionado dentro de um posto de combustíveis, e acabou ficando preso no interior da cabine, aterrorizado pelos fortes ventos do lado exterior. A força foi tamanha que chegou a tombar o veículo, momento em que o homem começa a rezar em desespero.

PUBLICIDADE

De acordo com a MetSul Meteorologia, este vídeo é um dos mais impressionantes já registrados em território brasileiro, em se tratando de um tornado. “É um registro extremamente raro, porque foi feito de dentro de um tornado por uma pessoa que sobreviveu. O vento já tinha força destrutiva antes mesmo da chegada do tornado, mas no momento em que o redemoinho arrasador de vento chega, a força do vento é arrasadora”, destacou em seu site institucional.

Especialistas mostram admiração com as imagens

O meteorologista e professor da UFSM-RS (Universidade Federal de Santa Maria) Ernani Nascimento, uma das maiores autoridades brasileiras no estudo e pesquisa de fenômenos climáticos, afirma que nunca havia visto um vídeo tão impressionante como este, registrado em solo brasileiro.

Imagens semelhantes, também registradas por um motorista carreteiro, mostram um tornado que atingiu uma rodovia de Coxilha (RS) em junho de 2018. Apesar das imagens daquela época também terem sido impressionantes, a gravação é interrompida no momento em que a carreta tomba. Já no caso do caminhoneiro de Tangará, há o prosseguimento das filmagens mesmo após o veículo ser arrastado pelos fortes ventos.

PUBLICIDADE

Informações apuradas pela MetSul apontam a ocorrência de ao menos dois tornados na região oeste de Santa Catarina no último fim de semana. Os ventos podem ter atingido a marca de 200 km/h, ocasionando destruições na região.