Vídeos mostram assustadores tornados que varreram Santa Catarina; pelo menos 55 mil pessoas foram atingidas

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, mais de mil pessoas estão desabrigadas após o fenômeno.

PUBLICIDADE

Os dois fortes tornados que atingiram a região oeste do estado de Santa Catarina causaram danos que ainda estão sendo contabilizados. De acordo com informações auferidas pela Defesa Civil do estado do Sul do Brasil, peno menos 1.000 pessoas estão desabrigadas, por terem suas residências comprometidas pelo furor deste fenômeno natural.

PUBLICIDADE

Os tornados atingiram Santa Catarina entre a noite de sexta-feira (14) e a madrugada do último sábado (15), causando enorme pavor nos moradores locais. De acordo com informações da BandNews FM, os ventos atingiram velocidade de 100 km/h, causando múltiplos danos nas construções.

Casas foram destelhadas e destruídas, o que causou ao menos 16 vítimas, com ferimentos múltiplos. Duas delas estão internadas em estado considerado grave. Não há registro de mortos. Com os tornados, fortes chuvas de granizo foram registradas na região.

Moradores fazem registros dos tornados

As cidades mais atingidas foram as de Catanduvas, Água Doce, Vargem Bonita, Tangará e Irineópolis. As estimativas apontam para mais de cinco mil imóveis atingidos, e outros 55 mil habitantes com pequenos danos diretos.

PUBLICIDADE

Moradores locais das regiões atingidas pelos tornados fizeram gravações do momento em que a formação toca o solo. Vale lembrar que a região Sul do Brasil é favorável para a formação deste fenômeno climático. As gravações teriam sido feitas na localidade do Rio Vermelho e, de acordo com especialistas, as características presentes nas imagens mostram que de fato se trata da formação de um tornado.