Coronavírus: vacina contra a Covid-19 pode começar a ser distribuída no Brasil em janeiro de 2021

Vacina contra a Covid-19 deve estar disponível no Brasil até janeiro de 2021.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Após a Rússia aprovar a primeira vacina contra a Covid-19, a população mundial ficou esperançosa acerca do possível fim da pandemia do coronavírus. Para melhorar, essa não foi a única boa notícia desta terça-feira (11). O Instituto Butantan, que também tem trabalhado para fabricar o medicamento imunobiológico, anunciou que é possível que a campanha de vacinação comece no Brasil em janeiro de 2021.

O diretor do instituto paulista, Dimas Tadeu Covas, declarou que as pesquisas estão avançadas e que não é excesso de otimismo pensar que a vacina estará disponível até o começo do ano que vem, inicialmente em São Paulo. Em entrevista à Folha de S. Paulo, o cientista lembrou que o produto está sendo fabricado em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e afirmou que os estudiosos aguardam os resultados positivos dos testes para receber a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A vacina da chinesa Sinovac já está em processo de produção. Chegou muito rapidamente nessa fase porque eles já tinham iniciado o seu desenvolvimento lá atrás, quando teve a epidemia de Sars. A China tem hoje quatro vacinas em fases adiantadas com base nisso. Com o coronavírus, foi uma adaptação, simplesmente mudou o vírus“, explicou ele.

Vacina contra a Covid-19 pode estar disponível no Brasil em janeiro de 2021

Ainda segundo Dimas Tadeu Covas, o prazo é realista porque os pesquisadores esperam conseguir comprovar a eficácia da vacina até outubro ou novembro deste ano. O medicamento, então, será encaminhado para análise da Anvisa e, se aprovado, poderá começar a ser distribuído até janeiro de 2021. De acordo com o profissional, o objetivo da Anvisa é acelerar o processo de aprovação.

PUBLICIDADE

Existe uma manifestação da Anvisa de que haverá um processo acelerado de análise“, finalizou.