Covid-19: país já registrou 71 casos de síndrome rara associada ao vírus em crianças; conheça os sintomas

A síndrome tem sido uma grande preocupação entre os médicos no mundo todo.

PUBLICIDADE

O Ministério da Saúde brasileiro tem tido uma nova preocupação em relação a Covid-19 envolvendo as crianças. Os profissionais estão fazendo o acompanhamento de uma síndrome rara que pode ter ligação direta com a infecção que é provocada pelo coronavírus nos pequenos.

PUBLICIDADE

O governo brasileiro já fez o registro de 71 casos que ocorreram até o fim do mês de julho. No total, quatro estados do país apresentaram casos de SIM-P – Síndrome Inflamatória Multissistêmica pediátrica, no Rio de Janeiro, Piauí, Ceará e Pará. A idade das crianças que apresentaram a doença varia entre as idades de sete meses a 16 anos.

A maior parte das situações que foram relatadas ao Ministério da Saúde estavam acompanhadas de exames laboratoriais, que indicaram a infecção recente ou em curso do SARS-CoV-2. “Embora esses casos descritos apontem para uma possível relação de uma nova característica da covid-19 em crianças e adolescentes, cabe ressaltar que estas ocorrências foram raras até o momento, frente ao grande número de casos com boa evolução da doença entre crianças e adolescentes”, explicou o ministério através de uma nota.

Síndrome preocupa profissionais da saúde

A síndrome ligada à Covid-19 gera grande preocupação nos pequenos. Já que uma das complicações da enfermidade pode provocar aneurisma na artéria coronária. Caso o problema não seja tratado da forma correta, pode evoluir para óbito do paciente. Os sintomas da síndrome são: conjuntivite, manchas avermelhadas pelo corpo, dor no abdômen, diarreia, vômito, febre que pode vir acompanhada de pressão baixa e dificuldade respiratória.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) já havia feito um alerta aos profissionais de saúde sobre a condição que pode ter ligação direta com o novo coronavírus. Apesar da preocupação que cerca a comunidade médica, até o momento, o mundo tem aproximadamente 300 relatos da síndrome.

PUBLICIDADE

No estado do Pará, o Instituto Evandro Chagas fez o acompanhamento de 155 crianças que foram hospitalizadas com suspeita de contrair o novo coronavírus. No total, 18 pacientes apresentaram os sintomas da síndrome entre seis e 60 dias após estarem expostos ao vírus da doença.