Cientistas avançam em novo teste para a Covid-19; modelo seria mais barato e eficaz

Pesquisadores norte-americanos desenvolveram teste rápido para detecção da Covid-19.

Um grupo de cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, apontou, em um artigo publicado na revista científica MedRxiv, o desenvolvimento de um novo teste para a detecção do coronavírus.

O modelo proposto tem a capacidade de identificar a presença do vírus no organismo humano, por meio da saliva. Além de ser rápido e eficaz, o teste tem baixo custo, fatores que auxiliariam bastante em países que enfrentam problemas de testagem pelos altos custos ou pela falta de profissionais qualificados na realização do exame do tipo RT-PCR.

Em solo nacional, já há pesquisas em universidade para o desenvolvimento do teste para a Covid-19 realizado pela saliva.

Vantagens no novo teste para Covid-19

De acordo com os cientistas de Yale, o teste batizado de SalivaDirect, pode ser realizado por pessoas que estejam ou não com os sintomas da Covid-19. Além disso, o exame não é invasivo, sendo indolor, e não demora sequer um dia para ter o resultado divulgado. Além disso, o próprio paciente pode coletar a saliva para o exame.

Funcionamento

Diferente do RT-PCR, o SalivaDirect não requer a extração do ácido nucleico das amostras, mas tem um processo de análise molecular parecido com a outra versão de teste. “A extração de ácido nucléico é demorada e cara, e tem havido escassez mundial dos suprimentos necessários para fazê-la. Para SalivaDirect, descobrimos como pular esta etapa, tornando-o acessível a mais laboratórios”, explica a nota de divulgação do SalivaDirect.

Nele, as amostras coletadas são misturadas em uma solução química, que, por sua vez, é aquecida, liberando assim o material genético do vírus.