Como salvar móveis velhos? 8 ideias incríveis para restaurá-los

Seja pelo bem do planeta, para economizar ou mesmo porque você tem apego pelos móveis antigos, você precisa conhecer esses 8 truques.

PUBLICIDADE

Móveis muitas vezes contém história, ou por algum motivo qualquer acabam deixando seus donos apegados. A mesa da cozinha em que sua avó catava os feijões ou o sofá onde seu pai te pegava no colo quando chegava do trabalho, todo mundo tem alguma coisa em que se apega nas lembranças do passado.

PUBLICIDADE

Os móveis também podem ser uma peça chave da sua decoração favorita ou simplesmente terem custado tão caro, que seu valor é puramente material.

O fato é que quando ficam velhos, descartá-los pode não ser uma opção, até porque a sociedade vem buscando cada vez mais o bem do planeta através das técnicas de sustentabilidade e reciclagem.  

1. Limpe móveis de madeira

Para limpar e revitalizar madeira antida, basta misturar ¼ xícara de azeite extravirgem com ¾ xícara de vinagre. O ácido do vinagre vai polir a madeira e permitir que o óleo de oliva penetre e hidrate a peça. 

PUBLICIDADE

2. Limpe e renove estofados 

Sofás e colchões podem ficar totalmente horríveis com manchas, mas para resolver isso você precisa passar giz no local onde derramou líquido e, depois de alguns minutos, retirar com um pano úmido. 

3. Recupere metal enferrujado

Retirar completamente a ferrugem de peças de metal é simples. Basta colocar suco puro de limão ou coca-cola e aguardar uns 10 minutos, depois polir com palha de aço fina. 

4. Remova marcas e arranhões

Nozes são excelentes para remover marcas e arranhões. Pegue um pedaço de noz e esfregue no local, retire o excesso e veja a mágica acontecer. 

5. Recicle mesas antigas

Mesas antigas podem parecer que não têm solução, mas ainda é possível aproveitar sua estrutura para fazer uma nova peça, colando piso frio ou azulejos em sua superfície.  

6. Restaure superfícies

Se você tem crianças pequenas que rabiscam tudo, experimente restaurar as superfícies com tinta lousa, para que fique fácil limpar as obras de arte, depois de tirar foto, é claro! 

7. Restaure móveis antigos 

Móveis antigos podem ser restaurados com um aspecto mais elegante. Para isso, pinte a madeira e passe lixa após a secagem da cor. Uma técnica similar à pátina!

8. Recupere couro ressecado

Já ouviu falar em couro líquido? Ele pode salvar aquele sofá ou poltrona que parece não ter jeito. Compre pela internet, é encontrado facilmente na Amazon ou no E-bay.