Overdose de alimentos? Sim, estes 7 produtos parecem inofensivos, mas são um perigo

7 produtos que podem parecer que nunca te farão mal algum, mas escondem substâncias que podem causar sérios problemas de saúde.

PUBLICIDADE

Muita gente sabe que o equilíbrio é ideal para uma vida saudável e que qualquer excesso pode causar algum mal. Mas existem alimentos naturais que você jamais imaginou que um exagero no consumo pudesse te matar ou causar graves problemas. Duvida? Então conheça esses 7 produtos comuns!

PUBLICIDADE

1. Chás

Os chás são conhecidos justamente por fazer bem ao organismo e podem acalmar, ajudar a emagrecer, curar resfriados, entre outros benefícios. Mas eles contêm substâncias que, em excesso, podem se tornar tóxicas. Em 2014, um homem nos EUA ficou internado por insuficiência renal causada por oxalato, pois tomava 16 xícaras de chá gelado por dia.

2. Noz-moscada

O tempero agradável ao paladar é usado na culinária de quase todo o mundo, mas em grandes quantidades causa alucinações e até overdose, que pode levar à morte.

3. Molho Shoyu

O famoso molho de soja muito utilizado para acompanhar pratos de comida japonesa também pode fazer bem mal à sua saúde, se ingerido em excesso. Por conter grande quantidade de sódio, pode causar desidratação.

Em 2013, nos EUA, um rapaz que participou de uma competição bizarra ingeriu cerca de 500 ml do molho de uma só vez. Ele teve convulsões e perdeu a consciência.

PUBLICIDADE

4. Pasta de dente

Não é bem um alimento, mas muita gente, entre crianças e até mesmo adultos, engole um pouquinho de creme dental todos os dias, voluntária ou involuntariamente. O Excesso do produto provoca severos danos ao estômago e as crianças podem até morrer pelo excesso de flúor em sua composição.

5. Atum

A concentração de mercúrio nesse peixe pode fazer muito mal, se ingerido em excesso. Alguns peixes possuem mais mercúrio do que o normal e você nunca saberá.

6. Refrigerante

Todo mundo sabe que esse vilão da saúde contém muito açúcar, o que não se sabe é que o excesso de açúcar pode causar diabetes, convulsões e até matar.

7. Alcaçuz 

Este alimento provoca danos ao coração, devido a glicirrizina em sua composição. 100 gramas diárias por duas semanas já são suficientes para diminuir o potássio, elevar a pressão arterial e causar insuficiência cardíaca.